Repository logo
 
Publication

A eficácia da prática deliberada na melhoria de competências interpessoais facilitadoras e a sua autoavaliação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Daniel Cunha Monteiro De
dc.contributor.authorCatalino, Diogo Luís Santos
dc.date.accessioned2025-01-17T19:55:03Z
dc.date.available2025-01-17T19:55:03Z
dc.date.issued2024-11-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractProblema: Embora a prática deliberada (PD) tenha demonstrado resultados noutras áreas de investigação, no campo da formação de psicoterapeutas ainda não estão claros os seus eventuais benefícios. Objetivos: Analisar se o treino em PD melhora as competências interpessoais facilitadoras (FIS) e perceber se a autoavaliação dos formandos é congruente com a sua performance. Método: Procedeu-se a um estudo pré-experimental com uma análise quantitativa de forma a analisar os dados provenientes dos instrumentos Facilitative Interpesonal Skills Performance Task e Facilitative Interpersonal Skills Self-Report. De forma a comparar uma hétero com uma autoavaliação da performance dos terapeutas, os dados foram recolhidos antes e depois de um treino em PD, no âmbito do primeiro ano de uma formação de especialização avançada em psicoterapia. Resultados: Observou-se uma melhoria, estatisticamente significativa, das FIS dos participantes após receberem o treino em PD. Verificou-se ainda uma autoperceção sobrevalorizada das FIS, tanto antes, como depois deste treino, embora se tenha observado que os participantes tiveram consciência da sua evolução.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Problem: Although deliberate practice (DP) has shown results in other areas of research, its potential benefits in the field of training psychotherapists are still unclear. Objectives: To analyze whether DP training improves facilitative interpersonal skills (FIS) and to understand whether the trainees' self-assessment is congruent with their performance. Method: A pre-experimental study with a quantitative analysis was carried out in order to analyze the data from the Facilitative Interpersonal Skills Performance Task and Facilitative Interpersonal Skills Self-Report instruments. In order to compare a hetero with a selfassessment of therapists' performance, the data was collected before and after a DP training, as part of the first year of advanced specialization training in psychotherapy. Results: There was a statistically significant improvement in the participants' FIS after they received PD training. There was also an overrated self-perception of FIS, both before and after this training, although it was noted that the participants were aware of their evolution.pt_PT
dc.identifier.tid203788800pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10228
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática deliberadapt_PT
dc.subjectCompetências interpessoais facilitadoraspt_PT
dc.subjectFormação em psicoterapiapt_PT
dc.subjectDeliberate practicept_PT
dc.subjectFacilitative interpersonal skillspt_PT
dc.subjectPsychotherapy training.pt_PT
dc.titleA eficácia da prática deliberada na melhoria de competências interpessoais facilitadoras e a sua autoavaliaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27171_Diogo_Catalino_dissertação.pdf
Size:
3.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: