Repository logo
 
Publication

Percepções do envolvimento parental em alunos dos 2º e 3º ciclos de escolaridade

dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorLopes, Ana Rita Morais Vieira
dc.date.accessioned2015-05-30T09:55:04Z
dc.date.available2015-05-30T09:55:04Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractO Envolvimento Parental na escolaridade dos filhos, tem vindo a ser percebido como portador de benefícios para a aprendizagem dos alunos e também promotor da ambientação dos alunos à escola. O presente estudo tem como objectivo, analisar as percepções de alunos (de 2º e 3º ciclos de escolaridade), relativamente à frequência das práticas de Envolvimento Parental, tão bem como, as Emoções (Zanga, Ansiedade ou Prazer) associadas a essas mesmas práticas. Para isso, participaram no estudo, 293 alunos de duas escolas públicas do Distrito de Lisboa, respondendo a um questionário, aplicado no contexto escolar. O estudo permitiu-nos verificar a existência de diferenças significativas entre alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade, face às Percepções de Práticas de Envolvimento Parental, i.e., alunos que frequentem o 2º ciclo, percepcionam maior frequência de Práticas de Envolvimento Parental (percebendo, mais vezes, as Práticas de Diálogo). Verificaram-se também, consoante o ciclo de ensino e o desempenho dos alunos, efeitos significativos nas Emoções associadas a momentos de Envolvimento Parental. Ou seja, alunos com bom Desempenho académico desenvolvem Emoções mais positivas e menos Emoções Negativas, face às Práticas de Envolvimento Parental do que os restantes alunos. Ainda, alunos do 2º ciclo, desenvolvem mais Emoções Positivas face às Práticas de Envolvimento Parental, do que alunos do 3º ciclo.por
dc.description.abstractABSTRACT: Parental Involvement in education of children, has been perceived as having benefits for students learning and also promoter of school’s ambiance for students. The present study aims to analyze the Perceptions of students (2nd and 3rd cycles of education), regarding frequencies of Parental Involvement Practices, as well as, the Emotions (Angry, Anxiety or Pleasure) associated with these same practices. For that, 293 students from two public schools in the Lisbon District, participated, responding to a questionnaire applied in the school’s context. The study let us to verify the existence of significant differences between students of the 2nd and 3rd cycles of education, about Perceptions of Parental Involvement Practices, that is, students who attend the 2nd cycle, perceived more frequency of Parental Involvement Practices (realizing, more often, Dialogue Practices). There were also, in order of cycle and academic performance of students, significant effects of students’ Emotions associated with moments of Parental Involvement. Meaning, students with good academic Performance develop more positive Emotions and less Negative Emotions, about Parental Involvement Practices, than other students. Still even students from the 2nd cycle, develop more Positive Emotions about Parental Involvement Practices, than the rest students. Also 2nd cycle students develop more Positive Emotions about the Parental Involvement Practices than the 3rd cycle students.por
dc.identifier.tid201087766
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3724
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnvolvimento parentalpor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectPráticaspor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectParental involvementpor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectPracticespor
dc.subjectEmotionspor
dc.titlePercepções do envolvimento parental em alunos dos 2º e 3º ciclos de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Educacionalpor
thesis.degree.levelMestre em Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
17800.pdf
Size:
957.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: