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Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho apresenta e discute os efeitos da percepção da auto-eficácia acadêmica
sobre o rendimento no ensino superior a partir de dados coletados no contexto do projeto de
pesquisa: “Avaliação dos enfoques de aprendizagem e de variáveis cognitivas e contextuais
interferentes no rendimento de universitários do ensino superior do Amazonas e de Rondônia”,
investigação realizada com apoio do CNPq através dos Processos 575.723/2008-4 e 502.723/2009-
2. Tem como objetivo refletir sobre os efeitos da percepção de auto-eficácia na formação superior
sobre o rendimento acadêmico de universitários do Brasil/Amazônia. Para o trabalho toma-se em
consideração uma amostra representativa constituída por n=1236 estudantes universitários
matriculados em diferentes cursos de licenciatura e bacharelado de várias áreas do conhecimento,
com faixa etária entre 18 e 54 anos, média 24,31; DP 6,51. O Instrumento utilizado é a Escala de
avaliação da auto-eficácia na formação superior, composta por 32 itens respondíveis numa escala
Likert com 10 pontos (1. Nunca; 10.Sempre). Os resultados indicam efeitos das representações
sobre auto-eficácia sobre o rendimento dos estudantes do ensino superior. Os resultados
evidenciam a adequação do instrumento para a finalidade proposta bem como contribui para
ampliar a compreensão da temática, apoiando a gestão psicopedagógica na universidade, bem
como subsidiando novas investigações neste domínio das ciências humanas.
Description
Keywords
Auto-eficácia acadêmica Gestão educativa Rendimento acadêmico no ensino superior
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (867-879). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário