Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Efeitos da percepção de auto-eficácia acadêmica sobre o rendimento acadêmico de estudantes do Brasil/Amazônia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_867-879.pdf210.55 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho apresenta e discute os efeitos da percepção da auto-eficácia acadêmica sobre o rendimento no ensino superior a partir de dados coletados no contexto do projeto de pesquisa: “Avaliação dos enfoques de aprendizagem e de variáveis cognitivas e contextuais interferentes no rendimento de universitários do ensino superior do Amazonas e de Rondônia”, investigação realizada com apoio do CNPq através dos Processos 575.723/2008-4 e 502.723/2009- 2. Tem como objetivo refletir sobre os efeitos da percepção de auto-eficácia na formação superior sobre o rendimento acadêmico de universitários do Brasil/Amazônia. Para o trabalho toma-se em consideração uma amostra representativa constituída por n=1236 estudantes universitários matriculados em diferentes cursos de licenciatura e bacharelado de várias áreas do conhecimento, com faixa etária entre 18 e 54 anos, média 24,31; DP 6,51. O Instrumento utilizado é a Escala de avaliação da auto-eficácia na formação superior, composta por 32 itens respondíveis numa escala Likert com 10 pontos (1. Nunca; 10.Sempre). Os resultados indicam efeitos das representações sobre auto-eficácia sobre o rendimento dos estudantes do ensino superior. Os resultados evidenciam a adequação do instrumento para a finalidade proposta bem como contribui para ampliar a compreensão da temática, apoiando a gestão psicopedagógica na universidade, bem como subsidiando novas investigações neste domínio das ciências humanas.

Description

Keywords

Auto-eficácia acadêmica Gestão educativa Rendimento acadêmico no ensino superior

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (867-879). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Universitário

CC License