Repository logo
 
Publication

Efeitos da percepção de auto-eficácia acadêmica sobre o rendimento acadêmico de estudantes do Brasil/Amazônia

dc.contributor.authorSuely Aparecida do Nascimento, Mascarenhas
dc.contributor.authorPeixoto, Roberta de Abreu
dc.date.accessioned2017-05-23T13:59:44Z
dc.date.available2017-05-23T13:59:44Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste trabalho apresenta e discute os efeitos da percepção da auto-eficácia acadêmica sobre o rendimento no ensino superior a partir de dados coletados no contexto do projeto de pesquisa: “Avaliação dos enfoques de aprendizagem e de variáveis cognitivas e contextuais interferentes no rendimento de universitários do ensino superior do Amazonas e de Rondônia”, investigação realizada com apoio do CNPq através dos Processos 575.723/2008-4 e 502.723/2009- 2. Tem como objetivo refletir sobre os efeitos da percepção de auto-eficácia na formação superior sobre o rendimento acadêmico de universitários do Brasil/Amazônia. Para o trabalho toma-se em consideração uma amostra representativa constituída por n=1236 estudantes universitários matriculados em diferentes cursos de licenciatura e bacharelado de várias áreas do conhecimento, com faixa etária entre 18 e 54 anos, média 24,31; DP 6,51. O Instrumento utilizado é a Escala de avaliação da auto-eficácia na formação superior, composta por 32 itens respondíveis numa escala Likert com 10 pontos (1. Nunca; 10.Sempre). Os resultados indicam efeitos das representações sobre auto-eficácia sobre o rendimento dos estudantes do ensino superior. Os resultados evidenciam a adequação do instrumento para a finalidade proposta bem como contribui para ampliar a compreensão da temática, apoiando a gestão psicopedagógica na universidade, bem como subsidiando novas investigações neste domínio das ciências humanas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (867-879). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5500
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.subjectAuto-eficácia acadêmicapt_PT
dc.subjectGestão educativapt_PT
dc.subjectRendimento acadêmico no ensino superiorpt_PT
dc.titleEfeitos da percepção de auto-eficácia acadêmica sobre o rendimento acadêmico de estudantes do Brasil/Amazôniapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage879pt_PT
oaire.citation.startPage867pt_PT
oaire.citation.titleActas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_867-879.pdf
Size:
210.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: