Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Crer ou não crer? Eis a questão: Percepção de credibilidade e atitudes face à política

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
14527.pdf6.92 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A mente humana organiza um conjunto de ideias, crenças e atitudes em relação à Política, que determinam a forma como os indivíduos interpretam o universo político, isto é, o modo como adequam e direccionam as suas respostas aos estímulos políticos. O presente estudo visa perceber a associação mental que os indivíduos estabelecem entre a Política e a dimensão de Credibilidade e o impacto das suas atitudes nesta relação. Pretende-se igualmente averiguar se existe uma congruência ou incongruência nas expressões implícitas e explícitas destas relações. O estudo foi realizado com uma amostra de estudantes universitários (n=120), utilizando um delineamento 2 (Contexto: Política vs. Não Política) X 2 (Dimensão de Credibilidade: Credível vs. Não Credível) ou 2 (Valência das palavras: Positivas vs. Negativas), em dois níveis de medida (implícita e explícita). Para a consecução dos objectivos propostos foi utilizado um questionário para aceder à medida explícita e uma versão mais recente do IAT (Implicit Association Test) em formato papel e lápis para aceder à medida implícita. Os resultados mostraram que, por um lado, implicitamente os indivíduos associam Política a Credibilidade, sendo que esta associação parece moderar a sua intenção de voto, mas por outro lado, explicitamente associam Não Credibilidade a Política. Os indivíduos manifestaram ainda uma avaliação desfavorável face à Política, tanto a nível implícito, como explícito.
The human mind organizes a set of ideas, beliefs and attitudes towards Politics, which determine how people interpret the political universe, or in other words, how they respond to political stimuli. This study aims to understand the people’s mental association between Politics and the Credibility dimension, as well as their attitudes’ impact in this relationship. It’s also intended to understand whether there is a congruence or incongruence in implicit and explicit expressions of these relationships. The empirical study was conducted with a sample of college students (n=120), using a 2 (Context: Politics vs. Not Politics) X 2 (Credibility Dimension: Credible vs. Not Credible) or 2 (Words Valence: Positive vs. Negative) design, in two levels of measurement (implicit and explicit). To achieve the proposed objectives a questionnaire was used to access explicit beliefs and attitudes and a paper and pencil IAT (Implicit Association Test) was used to access implicit beliefs and attitudes. Results showed that people implicitly associate Politics with Credibility, and this association appears to moderate voting intention, but on the other hand, people explicitly associate Politics with Non-Credibility. People also expressed unfavorable attitudes towards Politics, at both implicit and explicit levels.

Description

Dissertação de Mestrado, apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações

Keywords

Política Credibilidade Implícito e explícito Politics Credibility Implicit and explicit

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue