Repository logo
 
Publication

A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina e a relação entre esta e outras variavéis

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSilva, José Maria de Castro
dc.contributor.authorMadeira, Adriana Jorge
dc.date.accessioned2021-10-01T14:20:53Z
dc.date.available2021-10-01T14:20:53Z
dc.date.issued2021-07-25
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.pt_PT
dc.description.abstractNo presente estudo pretendeu investigar-se a perceção de autoeficácia dos professores para gerir a indisciplina em sala aula; a relação entre a perceção de autoeficácia docente na gestão da indisciplina e variáveis individuais dos professores (tempo de serviço docente, tempo de serviço na escola e formação recebida); a relação entre a perceção de autoeficácia docente na gestão da indisciplina e a perceção do clima escolar; a relação entre a perceção de autoeficácia docente na gestão da indisciplina e a perceção do clima de sala de aula. Neste estudo participaram professores do 3º ciclo do ensino básico, que preencheram um Questionário de Dados Sociodemográficos, a Escala de Perceção de Autoeficácia para Professores, o Questionário do Clima Escolar e Participação dos Professores e a Escala “Na sala de aula – versão professor”. A análise de dados revela que os professores de modo geral, apresentam uma perceção de autoeficácia elevada na gestão da indisciplina. Demonstra-se ainda que os professores com maior tempo de serviço docente, maior tempo de serviço na escola e que receberam formação para gerir a indisciplina apresentam uma perceção de autoeficácia na gestão da indisciplina mais elevada. Para além disso, professores que percecionam o clima escolar como sendo mais positivo apresentam uma perceção de autoeficácia na gestão da indisciplina mais elevada e professores com uma perceção de autoeficácia mais elevada na gestão da indisciplina percecionam um clima de sala de aula como sendo mais positivo.pt_PT
dc.description.abstractIn the present study, we intended to investigate the teachers' perception of self-efficacy to manage indiscipline in the classroom; the relationship between the perception of teacher self-efficacy in managing indiscipline and individual variables of teachers (time of teaching service, length of service at the school and training received); the relationship between the perception of teacher self-efficacy in managing indiscipline and the perception of the school climate; the relationship between the perception of teacher self-efficacy in managing indiscipline and the perception of the classroom climate. This study involved teachers from the 3rd cycle of basic education, who completed a Sociodemographic Data Questionnaire, the “Escala de Perceção de Autoeficácia para professores”, the “Questionário do Clima Escolar e Participação dos Professores” and the “Na sala de aula – versão professor” scale. Data analysis reveals that teachers in general have a high perception of self-efficacy in managing indiscipline. It is also shown that teachers with longer teaching service, longer service time at school and received training to manage indiscipline have a higher perception of self-efficacy in managing indiscipline. Furthermore, teachers who perceive the school climate as being more positive have a higher perception of self-efficacy in managing indiscipline and teachers with a higher perception of self-efficacy in managing indiscipline perceive a classroom climate as being more positive. Keywords: Perceptionpt_PT
dc.identifier.tid202757781pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8300
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPerceção de autoeficácia docentept_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectClima escolarpt_PT
dc.subjectClima de sala de aulapt_PT
dc.subjectGestão de sala de aulapt_PT
dc.subjectPerceção de autoeficáciapt_PT
dc.subjectPerception of teacher self-efficacypt_PT
dc.subjectIndisciplinept_PT
dc.subjectSchool climatept_PT
dc.subjectClassroom atmospherept_PT
dc.subjectClassroom managementpt_PT
dc.subjectPerception of self-efficacypt_PT
dc.titleA perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina e a relação entre esta e outras variavéispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
25084.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format