Publication
A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina e a relação entre esta e outras variavéis
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, José Maria de Castro | |
dc.contributor.author | Madeira, Adriana Jorge | |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T14:20:53Z | |
dc.date.available | 2021-10-01T14:20:53Z | |
dc.date.issued | 2021-07-25 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | No presente estudo pretendeu investigar-se a perceção de autoeficácia dos professores para gerir a indisciplina em sala aula; a relação entre a perceção de autoeficácia docente na gestão da indisciplina e variáveis individuais dos professores (tempo de serviço docente, tempo de serviço na escola e formação recebida); a relação entre a perceção de autoeficácia docente na gestão da indisciplina e a perceção do clima escolar; a relação entre a perceção de autoeficácia docente na gestão da indisciplina e a perceção do clima de sala de aula. Neste estudo participaram professores do 3º ciclo do ensino básico, que preencheram um Questionário de Dados Sociodemográficos, a Escala de Perceção de Autoeficácia para Professores, o Questionário do Clima Escolar e Participação dos Professores e a Escala “Na sala de aula – versão professor”. A análise de dados revela que os professores de modo geral, apresentam uma perceção de autoeficácia elevada na gestão da indisciplina. Demonstra-se ainda que os professores com maior tempo de serviço docente, maior tempo de serviço na escola e que receberam formação para gerir a indisciplina apresentam uma perceção de autoeficácia na gestão da indisciplina mais elevada. Para além disso, professores que percecionam o clima escolar como sendo mais positivo apresentam uma perceção de autoeficácia na gestão da indisciplina mais elevada e professores com uma perceção de autoeficácia mais elevada na gestão da indisciplina percecionam um clima de sala de aula como sendo mais positivo. | pt_PT |
dc.description.abstract | In the present study, we intended to investigate the teachers' perception of self-efficacy to manage indiscipline in the classroom; the relationship between the perception of teacher self-efficacy in managing indiscipline and individual variables of teachers (time of teaching service, length of service at the school and training received); the relationship between the perception of teacher self-efficacy in managing indiscipline and the perception of the school climate; the relationship between the perception of teacher self-efficacy in managing indiscipline and the perception of the classroom climate. This study involved teachers from the 3rd cycle of basic education, who completed a Sociodemographic Data Questionnaire, the “Escala de Perceção de Autoeficácia para professores”, the “Questionário do Clima Escolar e Participação dos Professores” and the “Na sala de aula – versão professor” scale. Data analysis reveals that teachers in general have a high perception of self-efficacy in managing indiscipline. It is also shown that teachers with longer teaching service, longer service time at school and received training to manage indiscipline have a higher perception of self-efficacy in managing indiscipline. Furthermore, teachers who perceive the school climate as being more positive have a higher perception of self-efficacy in managing indiscipline and teachers with a higher perception of self-efficacy in managing indiscipline perceive a classroom climate as being more positive. Keywords: Perception | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202757781 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/8300 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Perceção de autoeficácia docente | pt_PT |
dc.subject | Indisciplina | pt_PT |
dc.subject | Clima escolar | pt_PT |
dc.subject | Clima de sala de aula | pt_PT |
dc.subject | Gestão de sala de aula | pt_PT |
dc.subject | Perceção de autoeficácia | pt_PT |
dc.subject | Perception of teacher self-efficacy | pt_PT |
dc.subject | Indiscipline | pt_PT |
dc.subject | School climate | pt_PT |
dc.subject | Classroom atmosphere | pt_PT |
dc.subject | Classroom management | pt_PT |
dc.subject | Perception of self-efficacy | pt_PT |
dc.title | A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina e a relação entre esta e outras variavéis | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Psicologia | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1