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- Perceção parental face aos benefícios da prática desportiva nos/as seus/suas educandos/asPublication . Xavier, Carolina Martins da Silva; Morgado, JoséO presente estudo tem como principal objetivo analisar a perceção parental acerca dos benefícios que a prática desportiva pode ter nos/as seus/suas educandos/as. Para alcançar este objetivo, colocam-se Questões de Investigação que pretendiam verificar quais as perceções dos participantes acerca dos jovens, nas seguintes temáticas: (1) a Atividade Desportiva fora do contexto escolar e o Desenvolvimento Integral; (2) a Atividade Desportiva fora do contexto escolar e o Desenvolvimento das Competências Académicas; (3) a Atividade Desportiva fora do contexto escolar e o Desenvolvimento das Competências Pessoais; (4) a Disciplina de Educação Física e o Desenvolvimento Integral. A amostra deste estudo (N=338), respondeu a um Questionário Online que incluía: um Questionário Sócio-Demográfico e um Questionário, desenvolvido para este estudo, que abordava as temáticas: as Conceções Parentais acerca da Atividade Física/Educação Física, o Apoio Familiar, o Stress e a Perceção de Ameaça, as Competências Académicas e as Competências Pessoais. Os resultados encontrados indicam que os participantes com jovens que praticam Atividade Desportiva fora do contexto escolar percecionam, de uma forma significativamente mais positiva, as suas competências, no que concerne: o seu Desenvolvimento Integral, as suas Competências Académicas e as suas Competências Pessoais. No entanto, o item “Cumprimento das Regras Estabelecidas em Casa”, foi o único onde não se verificaram diferenças significativas nas perceções dos dois grupos. Em estudos futuros, será importante elaborar uma escala validada, que nos permita avaliar a perceção dos pais relativamente à Atividade Desportiva, para se proceder à sensibilização desta população acerca do impacto benéfico desta nos jovens.
- A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina e a relação entre esta e outras variavéisPublication . Madeira, Adriana Jorge; Silva, José Maria de CastroNo presente estudo pretendeu investigar-se a perceção de autoeficácia dos professores para gerir a indisciplina em sala aula; a relação entre a perceção de autoeficácia docente na gestão da indisciplina e variáveis individuais dos professores (tempo de serviço docente, tempo de serviço na escola e formação recebida); a relação entre a perceção de autoeficácia docente na gestão da indisciplina e a perceção do clima escolar; a relação entre a perceção de autoeficácia docente na gestão da indisciplina e a perceção do clima de sala de aula. Neste estudo participaram professores do 3º ciclo do ensino básico, que preencheram um Questionário de Dados Sociodemográficos, a Escala de Perceção de Autoeficácia para Professores, o Questionário do Clima Escolar e Participação dos Professores e a Escala “Na sala de aula – versão professor”. A análise de dados revela que os professores de modo geral, apresentam uma perceção de autoeficácia elevada na gestão da indisciplina. Demonstra-se ainda que os professores com maior tempo de serviço docente, maior tempo de serviço na escola e que receberam formação para gerir a indisciplina apresentam uma perceção de autoeficácia na gestão da indisciplina mais elevada. Para além disso, professores que percecionam o clima escolar como sendo mais positivo apresentam uma perceção de autoeficácia na gestão da indisciplina mais elevada e professores com uma perceção de autoeficácia mais elevada na gestão da indisciplina percecionam um clima de sala de aula como sendo mais positivo.