Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A eficácia de um programa de formulação de objectivos na performance e nas competências psicológicas, nos ensaios de uma tuna universitária – Monitorização dos ensaios e análise do PSIM

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11540.pdf973.41 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A formulação de objectivos implica aspectos como a eficácia da performance, o envolvimento e a participação do indivíduo (no nosso caso, do tuno), a competição no interior do grupo e o apoio do ensaiador. Este envolvimento é determinante para que o tuno sinta que tem um papel activo em todo o processo de formulação de objectivos. Os objectivos da performance prendem-se com o conseguir atingir padrões que se comparam com excelentes execuções anteriores, para os quais é necessário trabalhar a motivação, o controlo de ansiedade e a concentração, ou seja, a performance e as competências psicológicas surgem correlacionadas, na literatura revisitada. Uma Tuna Universitária consiste num grupo musical composto exclusivamente por alunos ou ex-alunos do ensino superior e que tem um papel importante na divulgação da cultura musical portuguesa. Este estudo é longitudinal e experimental, tendo sido realizado com 10 sujeitos masculinos. Pretendeu-se estudar o impacto de um Programa de Formulação de Objectivos na Performance (medida através de uma Base-Line) e nas Competências Psicológicas (medidas através de uma adaptação do PSIS) dos tunos da Estudantina Universitária de Lisboa, nomeadamente no que respeita aos seus ensaios, partindo-se do pressuposto de que seria positivo. Por outro lado, pretendeu-se verificar a existência de correlação entre a Performance e as Competências Psicológicas. Os resultados revelam que, para a maioria das dimensões de cada uma das variáveis, não existe correlação e que o impacto do Programa de Formulação de Objectivos foi reduzido, não se confirmando as nossas hipóteses para a maioria das dimensões.
Goal-Setting implies aspects such as performance effectiveness, entanglement and participation of the individual (in our case, the tuno – an amateur musician), competition among the group and rehearser support. This entanglement is pivotal for the tuno to feel as an active part on all of the goal-setting process. Performance Objectives are binded to the accomplishment of patterns that can be compared with early high performances, for which it is needed to work motivation, anxiety control and concentration, ergo, performance and psychological skills come together correlated, in revisited literature. A Tuna Universitaria is a musical group formed exclusively by undergraduates or former undergraduates, having an important part on divulging portuguese musical culture. This study is longitudinal and experimental, having been made with 10 male individuals. We intended to study the influence of a Goal-Setting Program on Performance (measured through a Base-Line) and Psychological Skills (measured by an adaptation of the PSIS inventory) on the musicians (tunos) of the Estudantina Universitaria de Lisboa, moreover in what’s related to their rehearsals, postulating that it would be positive. On the other hand, we intended to verify the existence of a correlation between Performance and Psychological Skills. Results reveal, for a majority of dimensions of each variable, no correlation and the influence of the Goal-Setting Program was reduced, having no confirmation on our hypotheses, for most dimensions.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Formulação de objectivos Performance Competências psicológicas Tuna universitária Goal-setting Performance Psychological skills Tuna universitaria

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License