Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Visões de criatividade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM PINT-T1.pdf5.21 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Parece ser consensual que actualmente a necessidade de um pensamento de descontinuidade, de divergência e de inovação se impõe, tanto a nível individual como social, em contextos tão diversos como o educacional, empresarial, político, tecnológico ou simplesmente pessoal. Contudo aparece neste contexto a criatividade como um conceito extremamente complexo, que até hoje não se chegou a uma definição concreta. Pretendemos neste estudo, demonstrar o que é a criatividade, através de pessoas com perfis distintos, perceber também quais os factores facilitadores e inibidores de criatividade quer seja dentro da organização, quer seja de forma independente e autónoma. Foi adoptado para este estudo uma metodologia exploratória. A recolha dos dados foi feita por entrevista semi-estruturada. A escolha desta metodologia procurou salvaguardar a complexidade e riqueza deste tema. No que diz respeito aos resultados este estudo revela que a criatividade é uma vantagem competitiva e apesar de ser difícil uma definição concreta, é definida principalmente como um método para resolver problemas em que se pretende inovar, utilizando para isso a capacidade de ser original, que está na essência de cada um e que poderá ser também resultado de um processo de aprendizagem. Os resultados deste estudo revelam ainda que existem factores que podem ser facilitadores ou inibidores da criatividade.

Description

Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional

Keywords

Comportamento organizacional Criatividade Organização Entrevista Análise de conteúdo Organizational behaviour Creativity Organizations Interview Content analysis

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License