Repository logo
 
Publication

A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)

dc.contributor.authorMarques, Maria Emília
dc.date.accessioned2014-09-18T15:58:47Z
dc.date.available2014-09-18T15:58:47Z
dc.date.issued1994
dc.description.abstractO percurso a estabelecer no processo de avaliação psicológica, no processo de constituição e construção de conhecimento sobre e com um sujeito, deve operar num processo de atribuição de sentido, construido num espaço e num tempo limitados e delimitados, e deve ser realizado com o recurso a uma conceptualização teórica e a uma metodologia claramente definidas e convergentes. Na conclusão do processo de avaliação devem evidenciar-se, claramente, as características desadaptativas de um processo ou estado psicológico, mas devem evidenciar-se, igualmente, as Características adaptativas, que possibilitam o crescimento, a mudança, a transformação e a expansão que nos revelam as vias para a intervenção possível e desejável. O Rorschach e o T.A.T. são apresentados como instrumentos que possibilitam e facilitam o processo de constituição e construção de conhecimento.por
dc.description.abstractThe path followed by the clinical psychologist in the assessment process, in the process of constituting and constructing thc knowledge qf and with a subject, should operate by meaning attribution. It should also be constructed in a limited and delimited time and space and should be implemented with the support of a clear defined and converging theoretical and methodological perspective. In the conclusion of the assessment, a clear reference should be made to the desadaptative characteristics of a process or psychological state. Reference should equaly be made to the adaptative characteristics that lead to growth, change, transformation and the expansion that indicate to us, the paths to be taken towards a possible and ideal intervention. Rorschach and T.A.T. are presented as instruments that make possible and facilitate the constituting and constructing process of knowledge.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 12(4), 473-479por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3058
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleA metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage479por
oaire.citation.startPage473por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume4por
person.familyNameMarques
person.givenNameMaria Emília
person.identifier.ciencia-id3617-6D7C-9C2E
person.identifier.orcid0000-0002-6159-9227
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication6e61a27c-c72d-4a52-a793-687b29a0fc5d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6e61a27c-c72d-4a52-a793-687b29a0fc5d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1994_4_473.pdf
Size:
571.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: