Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Se sinto como familiar sinto como positivo! InterferĂȘncia da familiaridade no processo avaliativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AP 27(4) 447-454.pdf73.45 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo abordamos a ideia de que o processamento fluente da informação associado a uma experiĂȘncia subjectiva de familiaridade, sendo sentido positivamente, interfere com um processo avaliativo simultĂąneo. A estreita associação entre familiaridade e afecto positivo Ă© aqui estudada num paradigma experimental de primação afectiva. Os participantes do estudo apresentado avaliaram um conjunto de alvos, previamente testados para a sua valĂȘncia, com instruçÔes de rapidez de resposta. Estes alvos eram imediatamente precedidos por um estĂ­mulo familiar ou nĂŁo familiar. Em consonĂąncia com a hipĂłtese de que o sentimento de familiaridade tem valĂȘncia positiva, os estĂ­mulos familiares facilitaram (tornaram mais rĂĄpidas) as respostas a estĂ­mulos com congruĂȘncia afectiva (os estĂ­mulos positivos).. ABSTRACT In this paper we approach the idea that, the ease or fluency of information processing being subjectively experienced as feeling of familiarity with a positive affective tone, interfere with evaluative processing. The close association of familiarity and positive affect is here addressed within a affective priming paradigm. Participants were asked to evaluate a set of target stimuli previously tested for their valence. These targets were immediately preceded either by a familiar or a unfamiliar stimuli. Congruently with the familiarity-positive affect association, familiar stimuli facilitated evaluations (generate faster responses) of affective consistent targets (positive targets).

Description

Keywords

Familiaridade Primação afectiva Affective priming Familiarity

Pedagogical Context

Citation

AnĂĄlise PsicolĂłgica, 27(4), 447-454

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License