Publication
O ensino da leitura e da escrita no 1ยบ ano de escolaridade: os resultados dos alunos em leitura
dc.contributor.advisor | Fijalkow, Jacques | |
dc.contributor.advisor | Martins, Margarida Alves | |
dc.contributor.author | Gaitas, Sรฉrgio Miguel Protรกsio | |
dc.date.accessioned | 2014-03-26T11:49:56Z | |
dc.date.available | 2014-03-26T11:49:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description | Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada, รrea de especialidade Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo caracterizar as prรกticas de ensino da linguagem escrita em Portugal e perceber o seu impacto na aquisiรงรฃo da leitura no final do 1ยบ ano de escolaridade. A primeira etapa deste estudo correspondeu a um estudo descritivo e comparativo com o realizado por Fijalkow (2003) em Franรงa. A partir da resposta a um questionรกrio de 883 professores foi possรญvel verificar que os professores dos dois paรญses se aproximam no que diz respeito aos aspetos metodolรณgicos do ensino da leitura e ร avaliaรงรฃo da leitura e da escrita dos alunos. Contudo, os professores portugueses dizem utilizar com maior frequรชncia do que os professores franceses, atividades a partir de livros infantis, outros materiais para alรฉm do manual e diferentes propostas de escrita. Na segunda etapa deste estudo, o questionรกrio utilizado foi validado atravรฉs da sua estrutura fatorial e foram utilizados os fatores revelados para a realizaรงรฃo de uma anรกlise hierรกrquica de clusters. Esta anรกlise revelou trรชs grupos de professores: a) um grupo de professores que centra as suas prรกticas no ensino do cรณdigo da linguagem escrita (unidades curtas); b) um grupo que realรงa a construรงรฃo de significado na interaรงรฃo com o material escrito (unidades longas); c) e um grupo de professores que reรบne nas suas prรกticas caracterรญsticas de ambos os grupos referidos anteriormente (unidades diversificadas). A terceira etapa realizada diz respeito ร validaรงรฃo das respostas do questionรกrio atravรฉs da observaรงรฃo de sala de aula. Foram selecionados 5% dos professores de cada um dos trรชs grupos constituรญdos (N=42). Cada professor foi observado duas vezes durante 60 minutos em situaรงรตes escolhidas por si como situaรงรตes privilegiadas para o ensino da linguagem escrita. Atravรฉs da utilizaรงรฃo de uma grelha de observaรงรฃo que divide as atividades desenvolvidas em atividades que remetem para o cรณdigo ou para o significado, foi possรญvel confirmar as respostas ao questionรกrio para 55% dos professores participantes. No sentido de perceber o impacto das prรกticas dos professores na aquisiรงรฃo da leitura dos alunos foram selecionados os professores cujas observaรงรตes foram coincidentes com as respostas ao questionรกrio e avaliados os seus alunos com recurso a trรชs provas de leitura: leitura de palavras isoladas, decisรฃo lexical e compreensรฃo. Participaram 461 alunos distribuรญdos pelos trรชs grupos referidos anteriormente. Atravรฉs da realizaรงรฃo de uma MANCOVA, controlando a escolaridade das mรฃes dos alunos, verificou-se que os alunos do grupo unidades diversificadas obtรชm melhores resultados em todas as provas do que os alunos dos outros dois grupos. Foi ainda possรญvel constatar que nรฃo existiram diferenรงas de desempenho entre os alunos do grupo unidades curtas e os alunos do grupo unidades longas. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present study aimed to characterize the teaching practices of written language and understand its impact on reading acquisition by the end of 1st grade. The first step of this study was a descriptive and comparative study to the one conducted by Fijalkow (2003) in France. Based on questionnaire answers of 883 teachers, we found that teachers from both countries have similar approaches regarding methodological aspects of teaching of reading and studentsโ assessment of reading and writing abilities. However, Portuguese teachers stated that they use more frequently activities from children's literature, other materials besides the manual and different writing proposals than French teachers. In the second step of the study, the questionnaire was validated through its factorial structure and the factors disclosed were used to perform a hierarchical cluster analysis. This analysis revealed three groups of teachers: a) a group of teachers who focus its practices in teaching the code of written language (short units), b) a group that emphasizes the construction of meaning in interaction with the written material (long units), c) and a group of teachers who gathered in their practices characteristics of both groups mentioned above (diversified units). The third step concerns the validation of the questionnaire answers through classroom observation. 5% of the teachers in each of the three groups were selected (N=42). Each teacher was observed twice during 60 minutes in situations identified by them as privileged situations for teaching written language. Using an observation grid which divides the activities conducted in code-activities or the meaning-activities it was possible to confirm questionnaire answers for 55% of the participating teachers. In order to understand the impact of teachersโ practices in students reading acquisition, teachers whose observations were coincident with the questionnaire answers were selected and their students were evaluated using three reading tests: single words reading, lexical decision task and comprehension task. Participants were 461 students distributed through the three groups previously mentioned. By conducting a MANCOVA, controlling mothersโ education level, we concluded that students in the diversified unit group obtain better results in all reading tests than students from the other groups. It was also possible to confirm that there were no differences in performance between students of the short units group and students of the long units group. | por |
dc.description.abstract | Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada, รrea de especialidade Psicologia Educacional | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro da Fundaรงรฃo para a Ciรชncia e Tecnologia (SFRH/BD/64630/2009) | por |
dc.identifier.tid | 101451105 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/2734 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitรกrio das Ciรชncias Psicolรณgicas, Sociais e da Vida | por |
dc.relation | PRรTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 1ยบ ANO DE ESCOLARIDADE EM PORTUGAL | |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Primeiro ano | por |
dc.subject | Prรกticas de ensino | por |
dc.subject | Resultados em leitura | por |
dc.subject | Ensino da linguagem escrita | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | First grade | por |
dc.subject | Teaching practices | por |
dc.subject | Reading outcomes | por |
dc.subject | Teaching written language | por |
dc.title | O ensino da leitura e da escrita no 1ยบ ano de escolaridade: os resultados dos alunos em leitura | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | PRรTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 1ยบ ANO DE ESCOLARIDADE EM PORTUGAL | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F64630%2F2009/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundaรงรฃo para a Ciรชncia e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
relation.isProjectOfPublication | c1c46661-97ab-427b-bd68-c3b3f540319c | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | c1c46661-97ab-427b-bd68-c3b3f540319c |