Repository logo
 
Publication

Tailored digital interventions to reduce alcohol consumption: a secondary analysis of a systematic review

dc.contributor.advisorMarques, Marta Moreira
dc.contributor.authorLopes, Cláudia Alexandra Santiago
dc.date.accessioned2023-12-18T10:51:06Z
dc.date.available2023-12-18T10:51:06Z
dc.date.issued2023-10-04
dc.date.submitted2023-12-18
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Marta Moreira Marques, apresentada no Ispa - Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractIntrodução: O consumo nocivo de álcool é um dos principais fatores de risco para problemas de saúde em todo o mundo. Existem algumas evidências de que as intervenções digitais de mudança de comportamento em saúde (IDMCS) podem ajudar as pessoas a reduzir o consumo de álcool. A possibilidade de personalização do conteúdo ou estrutura destas intervenções permite um maior ajustamento ao utilizador. Porém, não existe ainda uma compreensão profunda das características dessa personalização. Objetivos: identificar os componentes chave das IDMCS para redução do consumo de álcool em termos de: (i) características da personalização, (ii) modo de implementação, (iii) dose, (iv) uso da teoria, (v) efeito da intervenção. Método: Foi realizada uma análise secundária de uma revisão sistemática (Beyer et al., 2022) focada em estudos randomizados de intervenções digitais personalizadas. Com base nas classificações estandardizadas disponíveis, um investigador procedeu à extração de todos os artigos e um segundo investigador extraiu de forma independente informação de 20% das publicações. Resultados: Foram incluídos oitenta e nove estudos que incluíam 116 intervenções digitais. Apesar de todos os estudos reportarem mecanismos e táticas de personalização, nenhum fez referência a sistemas de classificação existentes. Praticamente todas as intervenções reportaram as características individuais com base nas quais a personalização foi efetuada, bem como o modo de implementação. A relação entre a teoria e a personalização esteve presente em menos de metade das intervenções (45%) e uma descrição completa da dose foi feita em 29% das intervenções. Discussão: A compilação da informação sobre as componentes das intervenções constituiu um desafio devido à falta de clareza e descrições detalhadas, principalmente no que diz respeito à relação entre a personalização e os outros elementos da intervenção. Este conhecimento é essencial para perceber a ‘caixa negra’ da personalização, que pode contribuir para a melhoria das IDMCS.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Background: The harmful use of alcohol is one of the major risk factors for poor health globally. There is some evidence that digital health behaviour change interventions (DHBCIs) can help people reduce their alcohol intake. These interventions allow for higher precision by tailoring the content or structuring it to the user. However, a deeper understanding of tailoring characteristics is still missing. Objectives: To identify the core components of DHBCIs for alcohol reduction in terms of (i) tailoring characteristics, (ii) modes of delivery, (iii) dose, (iv) use of theory, (v) intervention effect. Methods: A secondary analysis of a systematic review (Beyer et al., 2022) was performed covering randomized controlled trials reporting digitally delivered tailored interventions. Using available standardized classification systems, one researcher retrieved relevant data from all reports and a second researcher independently extracted information for 20% of the publications. Results: Eighty-nine studies were included, which reported 116 digital interventions. Despite all studies having reported tailoring mechanisms and tactics, none referred to the existing categorization. Reporting of individual factors in which tailoring was based on and of the mode of delivery was done for almost all interventions. Links between theory and tailoring were presented in less than half of the interventions (45%) and complete descriptions of dose were done in 29% of the interventions. Discussion: Due to a lack of clarity and detailed descriptions of the interventions, the compilation of information about its components was challenging, especially the reporting of the connections between tailoring and the other essential intervention elements. This knowledge is essential to understand the ‘black box’ of tailoring which can enhance DHBCIs.pt_PT
dc.identifier.tid203430905pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9316
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectComportamentos de saúdept_PT
dc.subjectPersonalizaçãopt_PT
dc.subjectRedução do consumo de álcoolpt_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectRevisãopt_PT
dc.subjectHealth behaviourpt_PT
dc.subjectTailoringpt_PT
dc.subjectAlcohol consumption reductionpt_PT
dc.subjectDigital technologypt_PT
dc.subjectReviewpt_PT
dc.titleTailored digital interventions to reduce alcohol consumption: a secondary analysis of a systematic reviewpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
26507_claudialopes_dissertacao.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: