| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 8.92 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A garantia da Qualidade é a actual preocupação nacional e internacional que implica não só os profissionais, mas também a comunidade e responsáveis políticos. Inclui a melhoria contínua e a ênfase é colocada na necessidade de se definir, prestar e manter serviços e/ou produtos de elevada Qualidade centrados no querer dos clientes.
Nos serviços de saúde, a Qualidade é, hoje, claramente entendida como uma variável estratégica, cujo domínio permite compatibilizar a necessidade de melhoria com efi¬ciência através da gestão de recursos, visando satisfazer as sempre crescentes necessi¬dades e expectativas dos clientes e da comunidade em geral.
A presente dissertação trata de um estudo de caso analítico de carácter exploratório, numa abordagem qualitativa e entrevista semi-estruturada, tendo como alvo central compreender o fenómeno em estudo do ponto de vista dos informantes. Teve por ob¬jectivo analisar a percepção dos enfermeiros gestores acerca da relação do processo da garantia da Qualidade dos cuidados de enfermagem nos clientes internados num hospi¬tal com competências profissionais dos enfermeiros; métodos de controlo; estratégias de avaliação e concepção da Qualidade.
O enquadramento teórico aborda os conceitos de Qualidade e sua garantia, Gestão da Qualidade Total (GQT) e competências legais dos enfermeiros no processo de garantia da Qualidade dos cuidados de enfermagem nos clientes internados no hospital.
Os factores em estudo foram: liderança; estrutura organizacional; cultura organiza¬cional; métodos de controlo e estratégias de avaliação da Qualidade.
O estudo realizou-se no Hospital Distrital de Abrantes sendo os sujeitos oito enfer¬meiros gestores dos cuidados de enfermagem, enfermeiro director e enfermeiros chefes.
A colheita de informação foi realizada através de entrevista semi-estruturada com quatro questões abertas e vinte e duas questões fechadas em escala tipo Likert (1 a 5).
No tratamento das entrevistas, utilizou-se o método de análise de conteúdo, sendo feito o tratamento conjunto dos dados referentes ao enfermeiro director e enfermeiros chefes por três áreas temáticas, tendo-se registado 903 unidades de registo distribuídas pelas seis categorias em estudo.
Pela análise dos resultados verifica-se que as competências dos enfermeiros concernen¬tes ao processo de garantia da Qualidade poderão estar relacionadas com a concepção da Qualidade pela gestão de topo do Hospital. Por outro lado, a concepção da Qualidade pela gestão de topo poderá estar relacionada aos métodos de controlo e estratégias de avaliação da Qualidade dos cuidados de enfermagem no Hospital. Tanto o controlo como a avaliação da Qualidade poderão estar relacionadas com as competências profis¬sionais dos enfermeiros. Segundo os inquiridos, verificam-se deficiências passíveis de reflexão e melhorias aos níveis da formação de base e pós-graduação dos enfermeiros na área da garantia da Qualidade.
Como pontos fortes da garantia da Qualidade no Hospital em estudo, entre outros, sa¬lientam-se: auscultação de opinião dos clientes externos após a alta; grande envol¬vimento da gestão de topo; estruturas organizacionais flexíveis; sistema de classificação de doentes que coordena as actividades no processo de garantia da Qualidade desde a concepção aos resultados finais; objectivos institucionais consistentes e em cascata até aos níveis operacionais; missão explícita e visível a todos os enfermeiros; gestão participada por objectivos; auditorias internas e externas; processos de melhoria contínua, investigação no dia-a-dia e sistemas de comunicação e informação eficientes em tempo útil. Como pontos fracos verifica-se não haver cultura de Gestão de Qualidade Total entre todos os sectores profissionais do Hospital, fraca publicação da abundante investi¬gação desenvolvida no dia-a-dia tendo em vista a melhoria contínua da Qualidade dos cuidados de enfermagem centrada nos interesses e expectativas dos clientes e ausência de equipa muldidisciplinar de garantia da Qualidade.
A garantia da Qualidade é para os sujeitos deste estudo um agente de mudança com a visão de construir uma organização voltada para o cliente. Contudo, e segundo os in¬quiridos, o sector da saúde reveste-se de maior complexidade de gestão, se o compararmos a qualquer outro sector de actividade.
Description
Dissertação de mestrado em Gestão de Qualidade
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade Aberta, Departamenteo de Gestão de Qualidade
