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O cavalo enquanto co-terapeuta estudo exploratório com adolescentes PIEF (plano integrado de educação e formação).

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Abstract(s)

A equitação terapêutica consiste numa prática que tem como base o uso do cavalo como instrumento terapêutico, promovendo o desenvolvimento global de quem o utiliza, tem apresentado bons resultados em vários países, contudo não existem estudos no que diz respeito aos possíveis benefícios da equitação terapêutica em adolescentes sem perturbações mentais graves nem problemas/dificuldades físicos. A presente investigação tem como objetivo geral o estudo da influência da equitação terapêutica nos adolescentes sem necessidades educativas especiais nem deficiência física. Pretendemos averiguar se a equitação terapêutica beneficia os adolescentes ao nível da ansiedade, da agressividade e do isolamento social, segundo a perspetiva dos professores, dos pais e dos próprios adolescentes. Participaram neste estudo seis adolescentes pertencentes a turmas do Plano Integrado de Educação e Formação (PIEF), sendo três do grupo experimental e três do grupo de controlo e existindo dois indivíduos do género masculino e um do género feminino em cada grupo. Utilizámos a Figura Complexa de Rey e as Matrizes Progressivas de Raven para emparelhar as amostras e o Inventário do Comportamento da Criança para Pais (I.C.C.P.), o Inventário do Comportamento da Criança para Professores (T.R.F.) e o Questionário de Auto-Avaliação para Jovens (Y.S.R.) para a avaliação de comportamento dos adolescentes. O I.C.C.P, T.R.F. e Y.S.R. foram aplicados relativamente aos seis participantes, antes e depois do programa de equitação terapêutica composto por doze sessões de trinta minutos, no Hipódromo do Campo Grande e aplicado ao grupo experimental. Os resultados obtidos apontam para uma melhoria ao nível da ansiedade, da agressividade e do isolamento social, segundo a perspetiva dos professores, dos pais e dos próprios adolescentes do grupo experimental em comparação ao grupo de controlo.
The equine therapy is a practice that is based on the use of the horse as a therapeutic tool, promoting the overall development of the user, has shown good results in several countries, although there are no studies regarding the potential benefits of equine therapy in adolescents without severe mental disorders or physical difficulties or problems. This research general aim is to analyze the influence of the equine therapy in adolescents without special educational needs or physical disabilities. We intend to investigate whether or not equine therapy benefits teens at the level of anxiety, aggression and social isolation, according to the perspective of teachers, parents and adolescents themselves. Participating in this study were six teenagers belonging to the classes Integrated Plan for Education and Training (PIEF), being three in the experimental group and three in the control group and there were two individuals of the masculine and feminine gender in each group. We used the Rey Complex Figure and the Raven's Progressive Matrices to pair samples and the Child Behavior Inventory for Parents (ICCP), the Child Behavior Inventory for Teachers (FFT) and the Self-Assessment Questionnaire for Youth (YSR) for evaluating the behavior of adolescents. The I.C.C.P., T.R.F. and Y.S.R. were applied for the six participants before and after the Equine Therapy program composed of twelve sessions of thirty minutes, in Hipódromo Campo Grande, and applied to the experimental group. The results point to an improvement in anxiety, aggression and social isolation, according to the perspective of teachers, parents and adolescents themselves in the experimental group in comparison with the control group.

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Equine therapy Teens

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ISPA -Instituto Universitário

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