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Confinar no início da idade adulta: Desafios e oportunidades

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Abstract(s)

A pandemia COVID-19 e os confinamentos obrigatórios associados à mesma tiveram um grande impacto na vida das pessoas, especialmente na vida de adultos emergentes (i.e., idade entre 18 e 29 anos). A passagem da juventude para a idade adulta acarreta por si só uma série de desafios intrínsecos. O presente estudo teve como objetivo investigar as experiências subjetivas de adultos emergentes durante os confinamentos em Portugal e perceber quais foram os principais desafios e oportunidades. Entrevistas com recurso a um guião semiestruturado foram realizadas a 13 adultos emergentes (mulheres = 54%; idade: 19 – 29 anos). Os dados foram analisados de acordo com análise temática codebook. Foram identificados três temas: 1) Perdas subjetivas: liberdade, independência e certeza, que refletiu a frustração sentida por estas pessoas relativamente à perda de liberdade, rendimentos e certezas em relação ao futuro; 2) Eu e as outras pessoas, que se centrou nas relações interpessoais destes adultos emergentes, tais como preocupação sentida em relação às pessoas mais próximas, conflitos familiares e bom ambiente familiar; e 3) Tempo para mim, que demonstrou quais foram as oportunidades retiradas durantes estes períodos de confinamento, tais como mais tempo livre que permitiu a adoção de um estilo de vida mais saudável. Estes resultados sugerem a necessidade de que a intervenção psicológica promova a tolerância à incerteza, e sugerem a necessidade do desenvolvimento de mecanismos de apoio (e.g., financeiro) para os adultos emergentes em situações de crises de saúde pública.
The COVID-19 pandemic and the associated mandatory lockdowns had a significant impact on people's lives, especially emerging adults (i.e., aged between 18 and 29 years). The transition from youth to adulthood inherently brings a series of challenges. The present study aimed to investigate the subjective experiences of emerging adults during the lockdowns in Portugal and understand what the main challenges and opportunities were. Semi-structured interviews were conducted with 13 emerging adults (women = 54%; age: 19–29 years). The data were analyzed using codebook thematic analysis. Three themes were identified: 1) Subjective losses: freedom, independence, and certainty, which reflected the frustration felt by these individuals regarding the loss of freedom, income, and certainty about the future; 2) Myself and others, which focused on the interpersonal relationships of these emerging adults, such as concerns for close people, family conflicts, and a positive family environment; and 3) Time for myself, which highlighted the opportunities found during these lockdown periods, such as more free time that allowed for the adoption of a healthier lifestyle. These results suggest the need for psychological interventions to promote tolerance of uncertainty and indicate the need for the development of support mechanisms (e.g., financial) for emerging adults in public health crisis situations.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clinica.

Keywords

Adultos emergentes Confinamentos COVID-19 Desafios Oportunidades Young adults Lockdowns COVID-19 Challenges Opportunities

Citation

Rebêlo, M. T. (2024). Confinar no início da idade adulta: Desafios e oportunidades [Dissertação de Mestrado]. Ispa – Instituto Universitário.

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