Repository logo
 
Publication

Memórias autobiográficas e desviância juvenil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Gouveia
dc.contributor.authorRebelo, Cheila Alexandra Runa
dc.date.accessioned2016-04-14T18:34:09Z
dc.date.available2016-04-14T18:34:09Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo procurou perceber se o Género, bem como a especificidade e a valência das Memórias Autobiográficas, para as palavras família, amigos e escola influenciam o desenvolvimento de comportamentos desviantes, e consequentemente, se o autocontrolo é mediador desta relação. Assim sendo, foi aplicada uma tarefa de memórias autobiográficas onde foi pedido para recordar três memórias referentes às palavras família, escola e amigos, a Escala de Autocontrolo e de a Escala de Variedade de Comportamentos de Desvio Juvenil. Os resultados sugeriram que há uma maior propensão para a conduta desviante no género masculino e que o tipo de recordação das memórias autobiográficas, no que concerne à especificidade e valência, referentes à palavra família, influencia a frequência de comportamentos desviantes. Relativamente à valência das memórias autobiográficas referentes à palavra escola, foi possível observar que existe um maior número de comportamentos desviantes para as memórias autobiográficas de valência negativa. Constatou-se ainda a existência de um modelo de mediação, onde o autocontrolo se assume como variável mediadora entre a especificidade das memórias autobiográficas, para a palavra família, e os comportamentos desviantes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present study aims to understand whether the gender, the specificity and the valence of autobiographical memories, for the words family, friends and school influence the development of deviant behavior, and consequently, if self is the mediator of this relationship. Therefore, it was applied a task of autobiographical memories in which was asked to recall three memories relating to family, school and friends, Self-Control Scale and Youth Deviation Behaviors Variety Scale. The results suggested that there is a greater propensity for deviant behavior in the male gender and the type of recall of autobiographical memories, regarding the specificity and valence, referring to the word family, influences the frequency of deviant behavior. Furthermore, it was observed that there is a higher number of deviant behavior to the autobiographical memories of negative valence for the word school. Finally, we also check a mediation model in which the effect of specificity of autobiographical memories, for the word family, on deviant behavior was mediated by self-control.pt_PT
dc.identifier.tid201036703pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4548
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectComportamentos desviantespt_PT
dc.subjectMemórias autobiográficaspt_PT
dc.subjectAutocontrolopt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectDeviant behaviorpt_PT
dc.subjectAutobiographical memoriespt_PT
dc.subjectSelf-controlpt_PT
dc.titleMemórias autobiográficas e desviância juvenilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
20050.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: