Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Memórias autobiográficas e desviância juvenil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
20050.pdf1.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo procurou perceber se o Género, bem como a especificidade e a valência das Memórias Autobiográficas, para as palavras família, amigos e escola influenciam o desenvolvimento de comportamentos desviantes, e consequentemente, se o autocontrolo é mediador desta relação. Assim sendo, foi aplicada uma tarefa de memórias autobiográficas onde foi pedido para recordar três memórias referentes às palavras família, escola e amigos, a Escala de Autocontrolo e de a Escala de Variedade de Comportamentos de Desvio Juvenil. Os resultados sugeriram que há uma maior propensão para a conduta desviante no género masculino e que o tipo de recordação das memórias autobiográficas, no que concerne à especificidade e valência, referentes à palavra família, influencia a frequência de comportamentos desviantes. Relativamente à valência das memórias autobiográficas referentes à palavra escola, foi possível observar que existe um maior número de comportamentos desviantes para as memórias autobiográficas de valência negativa. Constatou-se ainda a existência de um modelo de mediação, onde o autocontrolo se assume como variável mediadora entre a especificidade das memórias autobiográficas, para a palavra família, e os comportamentos desviantes.
ABSTRACT: The present study aims to understand whether the gender, the specificity and the valence of autobiographical memories, for the words family, friends and school influence the development of deviant behavior, and consequently, if self is the mediator of this relationship. Therefore, it was applied a task of autobiographical memories in which was asked to recall three memories relating to family, school and friends, Self-Control Scale and Youth Deviation Behaviors Variety Scale. The results suggested that there is a greater propensity for deviant behavior in the male gender and the type of recall of autobiographical memories, regarding the specificity and valence, referring to the word family, influences the frequency of deviant behavior. Furthermore, it was observed that there is a higher number of deviant behavior to the autobiographical memories of negative valence for the word school. Finally, we also check a mediation model in which the effect of specificity of autobiographical memories, for the word family, on deviant behavior was mediated by self-control.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Adolescência Género Comportamentos desviantes Memórias autobiográficas Autocontrolo Adolescence Gender Deviant behavior Autobiographical memories Self-control

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License