Repository logo
 
Publication

A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico- -cultural de Vigotski

dc.contributor.authorMartins, João Batista
dc.date.accessioned2018-01-29T12:39:55Z
dc.date.available2018-01-29T12:39:55Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.pt_PT
dc.description.abstractThis work aims to present an analysis on book’s Lev S. Vigotski entitled Educational Psychology published in 1926, with the objective of identifying some elements that it allows us to characterize your scientific project for the psychology. Like this, along the analysis, we established an approach of Vigotski with the Marxism and with the dialetic, indicating the intention of Vigotski in building a psychology taken root in the historical materialism and dialetic and that such proposition was already idealized in the beginning of your career, among 1917-1923. We located the book Educational Psychology while a paradoxical work because to the same in time that throws the bases for a new psychology, it doesn’t stop pointing your transitory character.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 28 (2), 343-357.pt_PT
dc.identifier.issn1646-6020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6150
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA – Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia e dialéticapt_PT
dc.subjectPsicologia e marxismopt_PT
dc.subjectPsicologia Pedagógicapt_PT
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_PT
dc.subjectVigotskipt_PT
dc.subjectEducational Psychologypt_PT
dc.subjectHistoricalcultural theorypt_PT
dc.subjectPsychology and dialeticpt_PT
dc.subjectPsychology and marxismpt_PT
dc.titleA importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico- -cultural de Vigotskipt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage357pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage343pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2010_28(2)_343.pdf
Size:
103.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: