Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Contributos da organização e dinâmica da rotina para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças em educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27895_tânia paiva_RPES.pdf460.74 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório apresenta um estudo em torno das práticas da rotina diária no desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças. A rotina diária significa uma sequência de acontecimentos, contextualizados nos ensinamentos das crianças, tendo como função ajudar a que sejam independentes e autónomos. A necessidade de estudar o referido, aparece da observação e do convívio com as crianças e dos desafios apresentados pela equipa educativa na sala onde realizei a Prática Profissional Supervisionada. O estudo foi desenvolvido num colégio, com o grupo dos 3 anos (jardim de infância), sendo composto por vinte e quatro crianças. Pretende-se analisar, com este estudo, as conceções e práticas da rotina diária e a importância das mesmas no desenvolvimento da independência da autonomia da criança. Foram decididos três tópicos de análise: (1) independência e autonomia; (2) o papel do educador na promoção da independência e da autonomia; (3) organização do ambiente educativo. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e as suas conclusões resultam da articulação de diversas técnicas de recolha de informação: observação, que resultou em notas de campos e a entrevista à educadora cooperante (e a consulta documental. / tirei esta parte do texto). Relativamente às estratégias que o educador utiliza para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças, verificou-se que os diversos momentos que constituem a rotina, quando geridos com intencionalidade educativa, contribuem amplamente para o potenciar. A intenção de que as crianças consigam antecipar e compreender os diversos momentos do dia, que sejam capazes de fazer as diversas tarefas sozinhas, que saibam as regras dos espaços/materiais e que tenham a possibilidade de tomada de decisões e iniciativas, contribui para o desenvolvimento e aquisição da independência e autonomia das crianças.
ABSTRACT: This report presents a study on daily routine practices in the development of children's independence and autonomy. The daily routine means a sequence of events, contextualized in the children's teachings, with the function of helping them to be more independent and autonomous. The need to study this arises from observation and interaction with children and the challenges presented by the educational team in the room where I carried out Supervised Professional Practice. The study was carried out in a school, with a 3-year-old classroom (kindergarten), consisting of twenty-four children. The aim of this study is to analyze the conceptions and practices of the daily routine and their importance in the development of indecency in the child's autonomy. Three topics of analysis were decided: (1) Independence and Autonomy; (2) The role of the educator in promoting autonomy dependence; (3) Organization of the educational environment. The study adopted a qualitative approach and its conclusions come from the combination of various information-gathering techniques: observation, which resulted in field notes, and the interview with the cooperating teacher (and document consultation. / I took this part of the text). Regarding the strategies that the teacher uses to develop the children's independence and autonomy, it was found that the various moments that make up the routine, when managed with educational intent, contribute greatly to fostering them. The intention that children are able to anticipate and comprehend the different moments of the day, that they are able to do different tasks alone, that they know the rules of the environments/materials and that they have the possibility of making decisions and take initiatives, contributes to the development, acquisition of independence and autonomy of the children.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação da Professora Doutora Mónica Pereira, apresentado no Ispa - Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.

Keywords

Rotina diária Independência Autonomia e Educação Pré-Escolar Daily routine Independence Autonomy and Preschool Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue