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- Contributos da organização e dinâmica da rotina para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças em educação pré-escolarPublication . Paiva, Tânia Soraia da Silva; Pereira, Mónica DiasO presente relatório apresenta um estudo em torno das práticas da rotina diária no desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças. A rotina diária significa uma sequência de acontecimentos, contextualizados nos ensinamentos das crianças, tendo como função ajudar a que sejam independentes e autónomos. A necessidade de estudar o referido, aparece da observação e do convívio com as crianças e dos desafios apresentados pela equipa educativa na sala onde realizei a Prática Profissional Supervisionada. O estudo foi desenvolvido num colégio, com o grupo dos 3 anos (jardim de infância), sendo composto por vinte e quatro crianças. Pretende-se analisar, com este estudo, as conceções e práticas da rotina diária e a importância das mesmas no desenvolvimento da independência da autonomia da criança. Foram decididos três tópicos de análise: (1) independência e autonomia; (2) o papel do educador na promoção da independência e da autonomia; (3) organização do ambiente educativo. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e as suas conclusões resultam da articulação de diversas técnicas de recolha de informação: observação, que resultou em notas de campos e a entrevista à educadora cooperante (e a consulta documental. / tirei esta parte do texto). Relativamente às estratégias que o educador utiliza para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças, verificou-se que os diversos momentos que constituem a rotina, quando geridos com intencionalidade educativa, contribuem amplamente para o potenciar. A intenção de que as crianças consigam antecipar e compreender os diversos momentos do dia, que sejam capazes de fazer as diversas tarefas sozinhas, que saibam as regras dos espaços/materiais e que tenham a possibilidade de tomada de decisões e iniciativas, contribui para o desenvolvimento e aquisição da independência e autonomia das crianças.
- Cuidar e educar na educação pré-escolar: Um processo pedagógico de diferenciaçãoPublication . Barreto, Any Antónia Gomes; Pereira, Mónica DiasO presente relatório final apresenta um estudo sobre práticas de cuidar e educar na Educação Pré-Escolar, pretendendo-se aprofundar a temática assente na prática desenvolvida num estágio e num conjunto de referenciais teóricos. Partindo do princípio que cuidar assenta numa teia de relações em que o respeito, a confiança e o diálogo constituem um caminho de desenvolvimento entre adultos e crianças, assim como numa preocupação genuína, na atenção focada nas pessoas, suas características e necessidades (Silva et al., 2016), procurou-se com o estudo conhecer as conceções e interações adulto/criança, bem como o papel da equipa educativa e das práticas de diferenciação pedagógica na relação entre cuidar e educar. No estudo de cariz qualitativo recorreu-se à observação, a entrevistas e à consulta documental para analisar e refletir sobre o objeto de estudo. Neste trabalho, foi aprofundada a problemática da conceção e das interações adulto/criança na relação entre cuidar e educar, numa perspetiva prática, assente no trabalho desenvolvido em ambiente do Jardim de Infância, reforçando-se a distinção e a complementaridade entre os conceitos de cuidar e educar. Por outro lado, a forma, a qualidade e o empenho com que educamos ou cuidamos dos outros, crianças ou adultos, independentemente das circunstâncias em que o fazemos, é um fator chave para reforçar os elos destes dois conceitos. Foi igualmente aprofundada a importância do papel da equipa educativa na prática do cuidar e educar no Jardim de Infância, para interligar e potenciar estes dois conceitos, assegurando as melhores condições e as estratégias adequadas às circunstâncias e às crianças, no conjunto e individualmente, conforme evidenciado na reflexão sobre a importância da diferenciação pedagógica na relação entre cuidar e educar.