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Crianças em situação de risco social – A perceção dos docentes

dc.contributor.authorMartins, Maria José D.
dc.contributor.authorFigueira, Ana Cristina
dc.date.accessioned2017-06-20T17:02:50Z
dc.date.available2017-06-20T17:02:50Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEsta investigação teve como principais objetivos: conhecer a frequência de alunos em situação de risco social, a frequentar o ensino Básico de um concelho situado no Alto Alentejo e identificar o tipo de risco que poderão estar viver, a partir das perceções dos seus docentes. A investigação pretendia ainda estabelecer a relação entre o risco percebido e variáveis como o género, ciclo de escolaridade; insucesso escolar; apoios sociais. Para o efeito adaptou-se o questionário para deteção de crianças em situação de risco social constituído por 4 subescalas: maltrato ativo, negligência, problemas emocionais, e condutas antissociais, e aplicou-se a todos os professores titulares do 1.º ciclo e a todos os diretores de turma dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Cada um dos 15 docentes respondia a tantos questionários quantos os seus alunos. A amostra alvo correspondia a toda a população escolar dos três ciclos do ensino básico desse concelho, ou seja, os questionários reportavam-se a 232 alunos, com idades entre os 6 e os 18 anos. Os resultados obtidos permitem concluir que as situações de risco social mais frequentes eram a pobreza e as carências socioeconómicas dos alunos e suas famílias. Verificou-se também que as crianças percecionadas como estando em situação de maior risco social tinham mais insucesso escolar e eram beneficiários de ação social escolar. Os alunos do 3.º ciclo foram percebidos como estando em maior situação de risco social comparativamente aos outros.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (38-53). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-33-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5552
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectRisco socialpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.titleCrianças em situação de risco social – A perceção dos docentespt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage53pt_PT
oaire.citation.startPage38pt_PT
oaire.citation.titleColóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuaispt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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