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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação teve como principais objetivos: conhecer a frequência de
alunos em situação de risco social, a frequentar o ensino Básico de um concelho
situado no Alto Alentejo e identificar o tipo de risco que poderão estar viver, a partir
das perceções dos seus docentes. A investigação pretendia ainda estabelecer a
relação entre o risco percebido e variáveis como o género, ciclo de escolaridade;
insucesso escolar; apoios sociais. Para o efeito adaptou-se o questionário para
deteção de crianças em situação de risco social constituído por 4 subescalas:
maltrato ativo, negligência, problemas emocionais, e condutas antissociais, e
aplicou-se a todos os professores titulares do 1.º ciclo e a todos os diretores de turma
dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Cada um dos 15 docentes respondia a tantos
questionários quantos os seus alunos. A amostra alvo correspondia a toda a
população escolar dos três ciclos do ensino básico desse concelho, ou seja, os
questionários reportavam-se a 232 alunos, com idades entre os 6 e os 18 anos. Os
resultados obtidos permitem concluir que as situações de risco social mais frequentes
eram a pobreza e as carências socioeconómicas dos alunos e suas famílias.
Verificou-se também que as crianças percecionadas como estando em situação de
maior risco social tinham mais insucesso escolar e eram beneficiários de ação social
escolar. Os alunos do 3.º ciclo foram percebidos como estando em maior situação
de risco social comparativamente aos outros.
Description
Keywords
Crianças Risco social Docentes
Citation
In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (38-53). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada