Publication
A avaliação das crianças em educação de infância: utilização do portefólio de aprendizagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mata, Lourdes | |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Vera | |
dc.contributor.author | Leitão, Liliana Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T15:57:52Z | |
dc.date.available | 2022-09-28T15:57:52Z | |
dc.date.issued | 2022-07-28 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n. º165, de 28 de agosto de 2017 | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo assenta numa reflexão acerca da avaliação das crianças em educação de infância através da utilização do portefólio. A instituição onde o estudo foi desenvolvido caracteriza-se enquanto comunidade de aprendizagem que preconiza uma nova educação, comprometendo-se a renovar o paradigma educacional existente. O trabalho desta instituição tem como sustento as crianças, sempre presentes em tudo o que se faz. Participaram no estudo os membros da equipa educativa, entre eles educadores de infância, diretores pedagógicos, animadores socioculturais e professores de educação física. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com o objetivo geral de analisar as conceções e práticas de trabalho da equipa educativa da instituição na avaliação das aprendizagens das crianças em contexto de educação pré-escolar recorrendo ao portefólio e refletir sobre a consonância relativamente à literatura. Definiram-se ainda três questões de investigação, sendo a primeira “Quais as conceções de avaliação da equipa educativa do contexto de estágio?”, a segunda, “Como, na prática, através da utilização do portefólio, se processa a avaliação formativa das aprendizagens das crianças?” e por último, o que pode ser feito para tornar mais consistente o processo avaliativo das crianças? Qual o seu potencial de melhoria?”. Os instrumentos de recolha de informação selecionados passaram pela pesquisa e análise de bibliografia de referência, entrevistas, observação e notas de campo. Os resultados demonstraram que existia um trabalho por parte da instituição coerente com o que a literatura preconiza ao nível da avaliação, onde se destaca a utilização do portfólio, de várias técnicas de recolha de informação, das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) enquanto referencial que sustenta o olhar do adulto e a avaliação das crianças e da elaboração de uma narrativa descritiva individualizada que demonstra efetivamente o percurso de aprendizagem e o desenvolvimento de cada uma. Ainda assim constatou-se que existiam alguns aspetos a melhorar sendo por isso sugeridas no final do trabalho algumas alterações, nomeadamente relativamente à planificação da avaliação e aos elementos envolvidos na mesma. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present study is based on a reflection on the assessment of children in early childhood education through the use of the portfolio. The institution where the study was developed is characterized as a learning community that advocates a new education, committing to renew the existing educational paradigm. The work of this institution is supported by the children, who are always present in everything that is done. The members of the educational team participated in the study, including kindergarten teachers, pedagogical directors and sociocultural animators. A qualitative approach was used with the general objective of analyzing the conceptions and work practices of the institution's educational team in the assessment of children's learning in the context of pre-school education using the portfolio and reflecting on the consonance with the literature. Three research questions were also defined, the first being “What are the conceptions of evaluation of the educational team in the internship context?”, the second, “How, in practice, through the use of the portfolio, the formative assessment of learning is processed of the children?” and finally, what can be done to make the children's assessment process more consistent? What is your potential for improvement?”. The selected information collection instruments went through research and analysis of reference bibliography, interviews, observation and field notes. The results showed that there was work on the part of the institution consistent with what the literature recommends in terms of evaluation, where the use of the portfolio, of various techniques for collecting information, of the Curriculum Guidelines for Pre-School Education (OCEPE) as a reference stands out. that supports the adult's view and the assessment of children and the elaboration of an individualized descriptive narrative that effectively demonstrates the learning path and development of each one. Even so, it was found that there were some aspects to be improved and, therefore, some changes were suggested at the end of the work, namely regarding the planning of the evaluation and the elements involved in it. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203055845 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/8797 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_PT |
dc.subject | Portefólio | pt_PT |
dc.subject | Preschool education | pt_PT |
dc.subject | Formative assessment | pt_PT |
dc.subject | Portfolio | pt_PT |
dc.title | A avaliação das crianças em educação de infância: utilização do portefólio de aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |