Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um dia de escola: Uma festa de aniversário: Os efeitos da experiência e da estrutura dos acontecimentos na linguagem de crianças dos 3 aos 6 anos de idade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM PIRE-M1.pdf5.35 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Investigações recentes no âmbito do quadro teórico de K. Nelson têm demonstrado que uma das primeiras formas de tratamento da informação utilizadas pelas crianças são baseadas nas experiências de vida e nas representações destes acontecimentos rotineiros. Nelson e colaboradores propõem que estas representações de acontecimentos são como que "sementes" cognitivas, funcionando não só como formatos nas interacções sociais, mas também como organizadores estáveis do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de estruturas de conhecimento mais complexas. Este trabalho insere-se nesta problemática. Pretendeu-se estudar como é que as estruturas de acontecimentos familiares podem influenciar o desenvolvimento cognitivo / linguístico das crianças de idade pré-escolar. A partir de relatos de crianças dos 3 aos 6 anos sobre um dia de escola e uma festa de aniversário. Estudámos : 1- estrutura do discurso tipo-script e graus de complexidade; 2- diferentes indicadores linguísticos referentes a estruturas de tempo; 3- a capacidade de resolução de um problema de ordem linguística. Para além de um efeito da idade, os resultados evidenciam a importância dos scripts enquanto organizadores do conhecimento e sua influência na produção / compreensão dos termos linguísticos analisados. Revelam ainda um efeito do estimulo (dia de escola / festa de aniversário) apontando para o facto de que acontecimentos mais familiares e estruturados têm influência nas representações verbalizadas e no domínio dos termos linguísticos das crianças destas idades.

Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License