Repository logo
 
Publication

Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes

dc.contributor.authorPipa, Joana
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco José Brito
dc.date.accessioned2014-07-30T17:14:54Z
dc.date.available2014-07-30T17:14:54Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste estudo teve como principal objetivo realizar uma análise diferencial do autoconceito artístico entre adolescentes que frequentavam o ensino artístico e os que frenquentavam o ensino regular. Responderam à Escala de Autoconceito Artístico e à Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes 226 estudantes de escolas da zona metropolitana de Lisboa, dos quais 108 frequentavam o ensino regular e 118 eram alunos de escolas artísticas de música, artes visuais e dança. Os resultados demonstraram que os níveis de autoconceito artístico diferiram de acordo com o contexto educativo: foram favorecidos os alunos do ensino artístico na maioria das dimensões artísticas. Contemplando apenas os alunos do ensino artístico, foi verificado que eles apresentaram níveis superiores na dimensão artística correspondente a sua área de especialização, comparativamente aos seus pares das outras áreas artísticas.por
dc.description.abstractABSTRACT: The main aim of this study was to conduct a differential analysis of the artistic self-concept among adolescents who had an artistic education and those who attended to a non-artistic high-school. A total of 226 students from several artistic and non-artistic schools in the metropolitan area of Lisbon completed the Artistic Self-concept Scale and the Self-concept and Self-esteem Scale for Adolescents. Of these students, 108 were from regular high-schools and 118 were from music, drama and visual arts schools. The results showed that the artistic self-concept differed according to the educational context, favouring the art students in the majority of the artistic dimensions. Considering only the art students, it was also verified that the students presented higher levels in the artistic dimension which represented their area of expertise when compared to their peers from other artistic areas.por
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia, 31(2), 159-167por
dc.identifier.doi10.1590/0103-166X2014000200002
dc.identifier.issn0103-166X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3018
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherPrograma de pós-gradução em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinaspor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectArtepor
dc.subjectAutoimagempor
dc.subjectEnsino fundamental e médiopor
dc.subjectAdolescentpor
dc.subjectArtpor
dc.subjectSelf-conceptpor
dc.subjectEducation primary and secundarypor
dc.titleTipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCampinaspor
oaire.citation.endPage167por
oaire.citation.startPage159por
oaire.citation.titleEstudos de Psicologiapor
oaire.citation.volume31por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EP_31_159-167.pdf
Size:
259.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: