Repository logo
 
Publication

Identificando os factores de influĂȘncia da compra por impulso em adolescentes portugueses

dc.contributor.authorLins, Samuel
dc.contributor.authorPoeschl, Gabrielle
dc.contributor.authorEberhardt, Ana
dc.date.accessioned2024-02-27T12:41:09Z
dc.date.available2024-02-27T12:41:09Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractResumo: A compra por impulso tem sido uma ĂĄrea vastamente pesquisada, entretanto, raras investigaçÔes tĂȘm sido realizadas em Portugal e particularmente com o pĂșblico adolescente. Este estudo teve o objectivo de identificar factores influenciadores da compra impulsiva (variĂĄveis sociodemogrĂĄficas, prĂĄticas sociais, variĂĄveis de consumo, de influĂȘncia grupal e valores). Participaram 238 adolescentes portugueses (117 rapazes e 121 raparigas, com idade mĂ©dia de 15.43 anos) da cidade de Maia, distrito de Porto. Os resultados mostram que o sexo de pertença nĂŁo influĂȘncia a compra por impulso, e que a frequĂȘncia de visitas a centros comerciais por mĂȘs, o prazer nas compras, a importĂąncia atribuĂ­da Ă  marca, a tendĂȘncia a gastar mais na presença de amigos e o materialismo nas compras tĂȘm uma correlação positiva com a compra por impulso, enquanto os valores de bem-estar profissional apresentam uma relação negativa. Os resultados corroboram a literatura e contribuem para compreender melhor o comportamento de compra impulsiva em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Impulse buying is an area widely studied, but research carried out in Portugal is scarce, in particular research conducted with adolescents. The objective of this study was to identify factors that influence impulse buying (socio-demographic variables, social practices, consumption variables, group influence, and values). The participants were 238 Portuguese adolescents (117 boys and 121 girls, aged, in average, 15.43 years) from the city of Maia, district of Porto. Results show that sex belongingness does not influence impulse buying and that the frequency of visits to shopping malls per month, the pleasure in shopping, the importance given to the brand, the tendency to spend more in the presence of friends, and materialism in shopping have a positive correlation with impulse buying, whereas the values of professional well-being present a negative relationship. Findings are in line with the literature and should contribute to understand better the phenomenon of impulse buying in Portugal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLins, S., Poeschl, G., & Eberhardt, A. (2016). Identificando os factores de influĂȘncia da compra por impulso em adolescentes portugueses. AnĂĄlise PsicolĂłgica, 34(2), 147-163. https://doi.org/10.14417/ap.920pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.920pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9610
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdiçÔes ISPApt_PT
dc.relationPrograma Erasmus Mundus External Cooperation Window (Projecto MUNDUS17, coordenado pela Universidade do Porto)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/920/pdfpt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectCompra por impulsopt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectImpulse buyingpt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.titleIdentificando os factores de influĂȘncia da compra por impulso em adolescentes portuguesespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage163pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage147pt_PT
oaire.citation.titleAnĂĄlise PsicolĂłgicapt_PT
oaire.citation.volume34pt_PT
person.familyNameBezerra Lins
person.familyNamePoeschl
person.givenNameSamuel Lincoln
person.givenNameGabrielle
person.identifierB-9030-2015
person.identifier.ciencia-id8A16-01D3-A1A9
person.identifier.ciencia-id4A1C-9A60-F716
person.identifier.orcid0000-0001-6824-4691
person.identifier.orcid0000-0001-6621-064X
person.identifier.scopus-author-id24476452000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbd254283-511b-4b60-825c-10a18d0c2b5f
relation.isAuthorOfPublicationab2d8b48-8b14-472f-afae-44fcd0b8d0de
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryab2d8b48-8b14-472f-afae-44fcd0b8d0de

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
v34n2a04-920.pdf
Size:
107.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: