Repository logo
 
Publication

O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Perspectivas de pais e de estudantes

dc.contributor.authorCarvalho, Marisa
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu
dc.date.accessioned2018-01-29T12:30:37Z
dc.date.available2018-01-29T12:30:37Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO presente estudo tem como objectivos analisar perspectivas de pais e alunos acerca do papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos e retirar implicações para a conceptualização da intervenção vocacional no Ensino Secundário, prosseguindo investigação anterior (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas de um total de 62 participantes, através de questionário de resposta aberta (Pinto, 2000). Na perspectiva dos participantes, os pais podem contribuir para o desenvolvimento de carreira através da relação com os filhos e através da relação com o meio. Os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, e da participação e promoção de actividades. Isto traduz a necessidade da intervenção vocacional contemplar os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira.pt_PT
dc.description.abstractThe goals of this study are to assess parents’ role in the career choice implementation of children in high school, in the perspective of children and parents, and to conceptualize the vocational counselling in high school. This study continues a previous investigation on models of vocational interventions in Portuguese Secondary Schools (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Through the method of grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) were investigated the perspectives of a total of 62 participants, by using a open question questionnaire (Pinto, 2000). The results evidenced that parents may influence their children’s vocational development by the direct relation with them and by the indirect relation with others in the context. The participants recognize the parents’ role on their children career decision making and development through parental attitudes more or less directed, specific and intentional and concreteness of activities. The results show the need of expanding vocational interventions, taking into consideration the contexts of life and its role in the decision making and career development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 28 (2), 333-341.pt_PT
dc.identifier.issn1646-6020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6149
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA – Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCarreirapt_PT
dc.subjectGrounded theorypt_PT
dc.subjectInfluência parentalpt_PT
dc.subjectIntervenção vocacionalpt_PT
dc.subjectCareerpt_PT
dc.subjectCareer counsellingpt_PT
dc.titleO papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Perspectivas de pais e de estudantespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage341pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage333pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2010_28(2)_333.pdf
Size:
73.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: