Publication
Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral
dc.contributor.author | Faria, Luísa | |
dc.contributor.author | Rurato, Paulo | |
dc.contributor.author | Santos, Nelson Lima | |
dc.date.accessioned | 2017-10-19T14:27:28Z | |
dc.date.available | 2017-10-19T14:27:28Z | |
dc.date.issued | 2000 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objectivos investigar a competência de auto-aprendizagem no contexto sóciolaboral, questionando a sua relação com a Educação e Formação Profissional de Adultos e relacionando-a com variáveis afins, nomeadamente com o auto-conceito de competência cognitiva, enquanto suporte do desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade de cada um face à aprendizagem. Para cumprir tais objectivos, desenvolveu-se um estudo empírico no contexto de uma Empresa do Norte de Portugal, com uma amostra de 503 trabalhadores, com características diversificadas. Os resultados de estudos correlacionais permitem afirmar que subjacente a uma melhor competência de auto-aprendizagem, está um auto-conceito de competência cognitiva mais positivo, facilitador da aprendizagem activa. Os resultados dos estudos diferenciais confirmam duas das hipóteses de trabalho, que previam manifestações diferenciadas no auto-conceito de competência cognitiva e na auto-aprendizagem, em função de variáveis individuais, organizacionais e sócio- organizacionais, sendo discutidas à luz de uma nova concepção da formação mais orientada para a aprendizagem e mais centrada na promoção da autonomia, responsabilidade e eficácia do adulto-aprendiz | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work aims to study the self-learning competence in socio-labour context, and to discuss its relation with Adult Education and Training, as well as with related variables, namely with intellectual selfconcept as a support for the development of autonomy and responsibility towards learning. In order to pursue such aims, we developed an empirical study in the context of a Company from Northern Portugal, with a sample of 503 workers, with different characteristics. The results of correlational studies show that a better self-learning competence is related to a more positive intellectual self-concept as a promoter of active learning. The results of the differential studies confirmed two of our hypotheses, that anticipated different manifestations of intellectual self-concept and of selflearning, as a function of individual, organisational and socio-organisational variables, that are discussed considering a new conception of training focus on learning and on the development of workers-learners autonomy, responsibility and efficiency | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Analise Psicológica XVIII(2), 203-219 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5851 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Auto-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Auto-conceito de competência | pt_PT |
dc.subject | Educação de adultos | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Self-learning | pt_PT |
dc.subject | Competence self-concept | pt_PT |
dc.subject | Adult education | pt_PT |
dc.subject | Training | pt_PT |
dc.title | Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 219 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 203 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | XVIII | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |