Repository logo
 
Publication

Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade

dc.contributor.authorAugusto, Patrícia Alexandra Mourato
dc.date.accessioned2013-07-05T18:51:03Z
dc.date.available2013-07-05T18:51:03Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO envolvimento parental tem sido associado positivamente ao sucesso académico das crianças, melhorando a relação entre pais e filhos e pais e comunidade. O objetivo deste estudo é o de analisar as perceções do envolvimento parental e apoio dos pais nos trabalhos para casa dos seus filhos, em função de diversas variáveis. Participaram neste estudo 91 alunos, a frequentar o 4º e 5º ano de escolaridade e respetivos pais. O presente estudo é descritivo e correlacional, e os dados foram recolhidos através de questionários aplicados aos alunos e pais. Os resultados apontam para uma opinião positiva quer de pais quer de alunos face aos tpc’s, reportando a realização dos mesmos com muita frequência. Foram encontradas diferenças significativas na intersecção do género com as opiniões dos alunos e a frequência na realização das tarefas, beneficiando em ambas, as raparigas. Essas diferenças persistem, quando analisada a variável relacionada com a escolaridade dos alunos, favorecendo os mais novos. O desempenho académico dos alunos é um preditor de opiniões positivas face aos tpc’s, dando vantagem aos alunos com melhor desempenho. Por outro lado este desempenho é influenciado positivamente pela frequência de realização dos tpc’s. Relativamente às perceções de pais e alunos face ao envolvimento parental, os dados obtidos não identificaram diferenças significativas entre o envolvimento dos pais nos tpc’s e o sucesso académico. ------- ABSTRACT ------- Parental involvement has been positively linked to academic success of children, improving the relationship between parents and children and parents and community. The objective of this study is to analyze the perceptions of parental involvement and parental support with homework of their children, according to several variables. Participated in this study, 91 students, attend the 4th and 5th grade and respective parents. This study is descriptive and correlational, and data were collected through questionnaires given to students and parents. The results shows a positive view of either parents or students related to homework, reporting to achieve them very often. Significant differences were found at the intersection of gender with the opinions of students and the frequency in the tasks, benefiting girls. These differences persist when analyzing the variable related to the education of students by favoring younger. The students' academic performance is a predictor of positive reviews related to homework gives advantage to students with better performance. Moreover this performance is positively influenced by the frequency of achievement of homework. Regarding the perceptions of parents and students related to parental involvement, the data did not identify significant differences between parental involvement in homework and the academic success. Keywords: Parentalpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2285
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vidapor
dc.subjectEnvolvimento parentalpor
dc.subjectTrabalhos para casapor
dc.subjectEscola-famíliapor
dc.subjectParental involvementpor
dc.subjectHomeworkpor
dc.subjectFamily-schoolpor
dc.titlePerceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
14918.pdf
Size:
3.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: