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Uma abordagem educativa integrada na natureza
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brito, Ana Teresa | |
dc.contributor.author | Queirós, Ana Carina Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T11:02:51Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T11:02:51Z | |
dc.date.issued | 2021-07-19 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionadaapresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | Este relatório tem como finalidade refletir e analisar a prática de ensino supervisionada, efetuada durante o estágio em Educação Pré-escolar, numa escola em que prevalece o contacto com a natureza e o brincar, num grupo heterogéneo. Tendo como tema “Uma Abordagem Educativa Integrada na Natureza”, o seu propósito é valorizar o quotidiano e o que ele pode oferecer as crianças de forma a desenvolverem-se a nível físico, social, emocional, e cognitivo e na aquisição de novas aprendizagens ou aperfeiçoar aquelas que já têm. O relatório começa com a caraterização do contexto, onde se descrevem as características da instituição e do grupo. Ainda neste capítulo, apresenta-se a problemática explicitando o motivo da escolha do tema e as inquietudes que o contextualizaram. Logo em seguida, apresenta-se o enquadramento teórico com várias temáticas onde se destacam alguns pedagogos que defendem o papel fundamental da integração da natureza nas escolas; o papel do educador neste tipo de contexto; o ambiente educativo; a criança e a natureza; como integrar a natureza na abordagem educativa; as aprendizagens significativas e diferentes tipos de comportamentos lúdicos, entre outras temáticas, que ajudaram a responder às minhas inquietudes, descritas na problemática. Em relação as opções metodológicas, trata-se de um estudo qualitativo em foi utilizada a observação participante registada através de notas de campo e registos fotográficos com o propósito de analisar e refletir sobre a importância da natureza na vida das crianças. Realizaram-se também entrevistas de aprofundamento sobre o tema do Relatório, Os resultados recolhidos mostram que as crianças beneficiam se tiverem contacto direto com a natureza, tendo uma participação ativa no seu processo de aprendizagem, quando o educador valoriza, confia e estimula as aprendizagens das crianças. Se existir confiança mútua, as aprendizagens acontecem de uma forma natural e espontânea: aproveitando o que o quotidiano oferece, as interações e relações sociais são mais notórias bem como o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202757030 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/8331 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Natureza | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo | pt_PT |
dc.subject | Papel do educador | pt_PT |
dc.subject | Child | pt_PT |
dc.subject | Nature | pt_PT |
dc.subject | Physical, social, emotional and cognitive development | pt_PT |
dc.subject | Role of the educator | pt_PT |
dc.title | Uma abordagem educativa integrada na natureza | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
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