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Uma abordagem educativa integrada na natureza

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrito, Ana Teresa
dc.contributor.authorQueirós, Ana Carina Mendonça
dc.date.accessioned2021-10-22T11:02:51Z
dc.date.available2021-10-22T11:02:51Z
dc.date.issued2021-07-19
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionadaapresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractEste relatório tem como finalidade refletir e analisar a prática de ensino supervisionada, efetuada durante o estágio em Educação Pré-escolar, numa escola em que prevalece o contacto com a natureza e o brincar, num grupo heterogéneo. Tendo como tema “Uma Abordagem Educativa Integrada na Natureza”, o seu propósito é valorizar o quotidiano e o que ele pode oferecer as crianças de forma a desenvolverem-se a nível físico, social, emocional, e cognitivo e na aquisição de novas aprendizagens ou aperfeiçoar aquelas que já têm. O relatório começa com a caraterização do contexto, onde se descrevem as características da instituição e do grupo. Ainda neste capítulo, apresenta-se a problemática explicitando o motivo da escolha do tema e as inquietudes que o contextualizaram. Logo em seguida, apresenta-se o enquadramento teórico com várias temáticas onde se destacam alguns pedagogos que defendem o papel fundamental da integração da natureza nas escolas; o papel do educador neste tipo de contexto; o ambiente educativo; a criança e a natureza; como integrar a natureza na abordagem educativa; as aprendizagens significativas e diferentes tipos de comportamentos lúdicos, entre outras temáticas, que ajudaram a responder às minhas inquietudes, descritas na problemática. Em relação as opções metodológicas, trata-se de um estudo qualitativo em foi utilizada a observação participante registada através de notas de campo e registos fotográficos com o propósito de analisar e refletir sobre a importância da natureza na vida das crianças. Realizaram-se também entrevistas de aprofundamento sobre o tema do Relatório, Os resultados recolhidos mostram que as crianças beneficiam se tiverem contacto direto com a natureza, tendo uma participação ativa no seu processo de aprendizagem, quando o educador valoriza, confia e estimula as aprendizagens das crianças. Se existir confiança mútua, as aprendizagens acontecem de uma forma natural e espontânea: aproveitando o que o quotidiano oferece, as interações e relações sociais são mais notórias bem como o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo.pt_PT
dc.identifier.tid202757030pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8331
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento físico, social, emocional e cognitivopt_PT
dc.subjectPapel do educadorpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectNaturept_PT
dc.subjectPhysical, social, emotional and cognitive developmentpt_PT
dc.subjectRole of the educatorpt_PT
dc.titleUma abordagem educativa integrada na naturezapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

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