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- Fase de resolução e funcionamento sexualPublication . Rodrigues, Inês Raquel Costa; Costa, Rui Miguel dos Santos AmaroResolução é o termo dado à última fase do ciclo de resposta sexual, ou seja, o estado psicológico e psicofisiológico que ocorre imediatamente após a atividade sexual. É a fase menos estudada, havendo grandes lacunas no conhecimento das suas características e dos seus correlatos, determinantes e efeitos. O presente estudo visa o desenvolvimento e validação da Escala de Resolução Sexual (SRS) (Objetivo 1) e analisar se a profundidade da resolução se correlaciona com outras dimensões da resposta sexual, com a qualidade da relação amorosa e com o bem-estar emocional (Objetivo 2). Para o Objetivo 1 a amostra foi constituída por 476 sujeitos (304 mulheres e 172 homens) e para o Objetivo 2 a amostra foi composta por 404 sujeitos heterossexuais (253 mulheres e 151 homens). Utilizou-se um questionário relativo ao desejo, excitação, orgasmo e satisfação durante a última relação sexual, a Escala de Resolução Sexual, o Índice de Funcionamento Sexual Feminino, a Escala de Distress Sexual Feminino - Revista, o Índice Internacional de Função Erétil, o Inventário de Componentes da Qualidade Relacional Percebida e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. A SRS é constituída por dois fatores (Experiência Interna e Abertura à Comunicação) e possui uma consistência interna adequada. A intensidade da resolução correlacionou-se com melhor funcionamento sexual e melhor qualidade da relação amorosa. A SRS é um bom indicador do estado de consciência particular que ocorre após as relações sexuais. Quanto melhor o funcionamento sexual, mais profunda é a fase de resolução.
- Escola, família e uma pandemiaPublication . Meco, Ana Marta Santos; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente relatório intitula-se por “Escola, Família e uma pandemia”. Este surgiu da necessidade de perceber, no que concerne à instituição cooperante, os impactos que a pandemia causou na relação e as medidas/estratégias que foram tomadas com vista a manter-se a proximidade com as famílias. Neste mesmo estudo, desenvolvido numa sala de jardim de infância, para além das crianças, contámos com a participação de uma educadora que desenvolve o seu trabalho numa instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) localizada no distrito de Lisboa e 14 encarregados de educação de crianças em idade pré-escolar, desta mesma instituição. Neste trabalho recorremos tanto a uma abordagem quantitativa como qualitativa de modo a termos uma visão diversificada da problemática. Como instrumentos, recorremos a uma entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante e questionários feitos aos encarregados de educação. Recorremos também à observação direta e participante, com notas de campo (registos do diário de bordo). Os dados e informações recolhidas permitiram-nos concluir que a pandemia influenciou a participação das famílias, sendo o maior obstáculo, a impossibilidade de estas poderem entrar no recinto escolar. Anteriormente à pandemia, segundo a educadora, estas participavam de forma significativa em vários momentos que ocorriam ao longo do ano. Contudo, devido à pandemia, a participação deixou de ser presencial. Constatámos que a instituição e a educadora procuraram formas alternativas para a comunicação com as famílias, nomeadamente com recurso ao WhatsApp, Gmail e Zoom. A maioria das famílias parece satisfeita com estas alternativas e sente-se muito envolvida em todo o processo educativo.
- Espaço exterior e os materiais naturais : potencialidades no desenvolvimento da criançaPublication . Duarte, Ana Rita Pais; Brito, Ana TeresaO presente Relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do ISPA Instituto Universitário, sobre a Prática Supervisionada em Jardim de Infância, conducente à profissionalização para a docência em Educação de Infância. Este procura descrever, de uma forma clara e objetiva, a importância do espaço exterior, dos materiais naturais e seus benefícios no desenvolvimento da criança. Este percurso teve início numa observação atenta, em todos os parâmetros pedagógicos, tanto no espaço interior como no espaço exterior, e de como este último é importante para o desenvolvimento saudável e bem-estar da criança. No contexto de Jardim-de-Infância, a minha observação direcionou-se para as brincadeiras nos espaços exteriores e para o envolvimento que a criança tem com o meio. A metodologia de investigação usada no presente trabalho foi qualitativa, sendo que os dados recolhidos se basearam em notas de campo, observações diretas e registo fotográfico, completados por um questionário realizado às crianças e respetivas famílias. No contexto de pandemia, que no período de estágio vivemos, fomos trabalhando, via zoom, diferentes áreas de conteúdo, através de um conjunto de atividades que proporcionaram momentos diferentes e prazerosos às crianças promovendo aprendizagens significativas que contaram também com a participação das famílias. O projeto desenvolvido, elaborado com o grupo de crianças, manteve como objetivo central a exploração da diversidade de objetos naturais que a natureza oferece, bem como a utilização do espaço exterior como zona pedagógica, promovendo, assim, a descoberta, exploração, bem como a imaginação e criatividade da criança. A capacidade de adaptar as propostas às circunstâncias que o confinamento impôs, reforçou a importância da intencionalidade pedagógica em Educação de Infância e na construção da profissionalidade.
- Uma abordagem educativa integrada na naturezaPublication . Queirós, Ana Carina Mendonça; Brito, Ana TeresaEste relatório tem como finalidade refletir e analisar a prática de ensino supervisionada, efetuada durante o estágio em Educação Pré-escolar, numa escola em que prevalece o contacto com a natureza e o brincar, num grupo heterogéneo. Tendo como tema “Uma Abordagem Educativa Integrada na Natureza”, o seu propósito é valorizar o quotidiano e o que ele pode oferecer as crianças de forma a desenvolverem-se a nível físico, social, emocional, e cognitivo e na aquisição de novas aprendizagens ou aperfeiçoar aquelas que já têm. O relatório começa com a caraterização do contexto, onde se descrevem as características da instituição e do grupo. Ainda neste capítulo, apresenta-se a problemática explicitando o motivo da escolha do tema e as inquietudes que o contextualizaram. Logo em seguida, apresenta-se o enquadramento teórico com várias temáticas onde se destacam alguns pedagogos que defendem o papel fundamental da integração da natureza nas escolas; o papel do educador neste tipo de contexto; o ambiente educativo; a criança e a natureza; como integrar a natureza na abordagem educativa; as aprendizagens significativas e diferentes tipos de comportamentos lúdicos, entre outras temáticas, que ajudaram a responder às minhas inquietudes, descritas na problemática. Em relação as opções metodológicas, trata-se de um estudo qualitativo em foi utilizada a observação participante registada através de notas de campo e registos fotográficos com o propósito de analisar e refletir sobre a importância da natureza na vida das crianças. Realizaram-se também entrevistas de aprofundamento sobre o tema do Relatório, Os resultados recolhidos mostram que as crianças beneficiam se tiverem contacto direto com a natureza, tendo uma participação ativa no seu processo de aprendizagem, quando o educador valoriza, confia e estimula as aprendizagens das crianças. Se existir confiança mútua, as aprendizagens acontecem de uma forma natural e espontânea: aproveitando o que o quotidiano oferece, as interações e relações sociais são mais notórias bem como o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo.
- Educação de Infância no Século XXI : qual o papel da voz ativa das crianças em contexto de jardim de infância?Publication . Figueiredo, Carolina Martins Caeiro Rego; Brito, Ana TeresaO presente relatório descreve a minha prática supervisionada em jardim de infância, realizada no ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ministrado pelo ISPA Instituto Universitário. Realizei esta prática numa Instituição Privada, situada no concelho de Lisboa. O grupo que me acolheu era composto por 20 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. O tema do Relatório, surge a partir das observações e reflexões sobre o contexto de estágio. Deste modo, começo por introduzir o tema e a razão pela qual o escolhi. Em seguida, faço o enquadramento teórico e uma breve apresentação sobre o que caracteriza uma pedagogia ativa e transmissiva, focando-me então, no papel do Educador e na sua importância no desenvolvimento de uma pedagogia ativa nos dias de hoje. Posteriormente, dedico um capítulo à caracterização do contexto da prática supervisionada em Jardim de Infância, onde descrevo e caracterizo a instituição e também descrevo o grupo que me acompanhou ao longo do período de estágio. Em seguida, no capítulo das opções metodológicas, abordo a problemática e a sua caracterização em contexto de estágio, chegando, então, às questões de investigação, centradas na compreensão da relevância da voz ativa da criança no seu bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem., que procurei compreender com base numa metodologia qualitativa, utilizando as observações e a entrevista como instrumentos de recolha de dados. No final do trabalho realizado sublinho a importância do/a Educador/a dar voz à criança, respeitando o seu espaço e, sobretudo, respeitando sempre o desenvolvimento/tempo de cada criança.
- A influência dos/as sobrinhos/as e/ou afilhados/as na aspiração à parentalidade de pessoas LGBPublication . Parente, Inês Filipa Santos; Costa, Pedro Alexandre Nunes daEste estudo teve como objetivo explorar se os sobrinhos e/ou afilhados influenciavam e, de que forma, a aspiração à parentalidade em pessoas Lésbicas, Gays, e Bissexuais (LGB). Foi recolhida uma amostra de 10 participantes com idades compreendidas entre os 23 e os 34 anos. Da totalidade dos participantes, sete identificavam-se como homens gays, duas como mulheres lésbicas e uma como mulher bissexual. As entrevistas foram realizadas online através do Skype e do Zoom e foram analisadas através do método da análise temática, tendo sido identificados seis temas e sete subtemas. Os resultados revelaram que as relações com os sobrinhos/as e/ou afilhados/as são únicas e, que estas crianças influenciavam a desconstrução dos valores familiares tradicionais. Verificou-se que os sobrinhos/as e/ou afilhados/as podem influenciar tanto no despertar, na intensificação, reflexão ou cessação do desejo parental, como na criação de expetativas associadas à parentalidade. Para além disso, estas crianças exercem igualmente influências na forma como se conceptualiza a parentalidade e na construção de um modelo de pai/mãe que se ambiciona ser. Por fim, foi revelado como o preconceito pode ser um obstáculo à parentalidade e como a ligação à comunidade LGBT minimiza os efeitos adversos do preconceito na aspiração parental. Assim, o estudo contribui para o conhecimento sobre a aspiração parental em pessoas LGB e para o conceito de família.