Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Teoria da Mente Sobre Intenções em Crianças: Influência da Figura de Autoridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
20733.pdf4.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo tem por objetivo compreender melhor as razões que levam as crianças a tomarem determinadas ações. Existem muitos estudos que já exploraram esta questão e outras variáveis associadas a este tema, que se pretendem aqui evidenciar. Associado à teoria da mente, base fundamental deste estudo, encontram-se a intencionalidade e o raciocínio inerente a esta. Para este trabalho as crianças foram confrontadas com diversos cenários que incluíam dois tipos de figura de autoridade, um polícia e um par. Cada cenário tinha determinada razão inicial (desejo ou obrigação) para uma ação, que acaba por ser modificada. A experiência demonstrou que, as crianças quando confrontadas com a figura de autoridade – polícia, fazem mais inferências corretas na condição obrigação- para-desejo, dando assim mais respostas de obrigação. Contrariamente, as crianças quando confrontadas com com a não- figura de autoridade – colega, na condição desejo-para-obrigação fazem mais inferências corretas, acabando por responder mais desejo. Foram utilizadas duas amostras distintas - crianças de 6 anos e crianças de 8 anos - já que, segundo a literatura, a teoria da mente é um constructo que se vai desenvolvendo ao longo dos anos. No entanto, os resultados não apontaram para uma diferença significativa entre as idades referidas anteriormente, revelando que tanto crianças de 6 anos, como crianças de 8 anos, na generalidade dão mais respostas corretas quando confrontadas com a figura de autoridade – policia. Os resultados descritos culminam numa discussão em que é analisado o papel da figura de autoridade, na teoria da mente e nas diferentes razões para as ações.
This study aims to better understand the reasons that lead children to take certain actions. There are many studies that have explored this issue and other variables associated with this topic. Related to the theory of mind - the fundamental basis of this study, is the intentionality and the reasoning inherent to it. In this work the children were confronted with diverse scenarios that included two types of authority figure, a policeman and a pair. Each scenario had a certain initial reason (desire or obligation) for an action, which eventually changed. Experience has shown that children, when confronted with the figure of authority - police, make more correct inferences, on the condition obligation-for-desire, thus giving more compulsory answers. Contrarily, children when confronted with a non-figure of authority - colleague, in the condition of desire-for-obligation in correct inferences, eventually answering more desire. Two different samples were used, children of 6 years and children of 8 years, because according to the literature, the theory of the mind is a construct that is developed over the years. However, the results did not point to a significant difference between the ages reported above. Nonetheless, the results show that both 6 - year - olds and 8 - year - olds in total give more correct answers when confronted with the authority figure - police. The results described culminate in a discussion in which the role of the figure of authority, the theory of mind and the different reasons for actions are analyzed.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Teoria da mente; Intenções Figura de autoridade Crianças Theory of mind Intentions Authority figure Children

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue