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Programas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da escrita

dc.contributor.authorPereira, Miguel Leite Borges da Mata
dc.date.accessioned2011-08-17T13:54:10Z
dc.date.available2011-08-17T13:54:10Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO objectivo desta investigação foi a análise das relações entre as conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e a eclosão do processo de fonetização. Para o efeito, conduzimos dois estudos com 42 crianças em idade pré-escolar, cujas escritas eram pré-silábicas. As crianças do Estudo I foram divididas num grupo experimental e num grupo de controlo, e as do Estudo 2 foram divididas em dois grupos experimentais. Os grupos eram equivalentes em termos de inteligência, letras conhecidas, consciência fonológica e desenvolvimento da linguagem. As escritas das crianças foram avaliadas num pré-teste e num pós-teste. Entre estas fases, as crianças dos grupos experimentais dos Estudos 1 e 2, participaram num programa de intervenção delineado para induzir a reestruturação dos seus níveis conceptuais de escrita. No estudo 1, durante o programa, pedimos às crianças do grupo experimental que escrevessem palavras que começavam por 5 das letras 7 que conheciam inicialmente e para confrontarem as suas escritas com produções que eram mais avançadas. Os resultados obtidos mostram que estas crianças obtiveram maiores progressos do que as do grupo de controlo, uma vez que evoluíram para escritas fonetizadas, verificando-se um efeito de generalização para as letras que não tinham sido trabalhadas no programa de intervenção. No estudo 2, durante o programa, solicitámos às crianças dos grupos experimentais 1 e 2 que escrevessem palavras que começavam por letras que conheciam inicialmente. As crianças do grupo experimental 1 confrontaram as suas produções com escritas hipotéticas de nível silábico com fonetização, e as do grupo experimental 2 com escritas hipotéticas do nível silábico-alfabético. Os resultados não mostram diferenças significativas entre o nível de escrita das crianças de ambos os grupos experimentais. A conjugação dos resultados dos Estudos 1 e 2 permitiu constatar que o programa de escrita teve impacto ao nível da evolução conceptual das crianças sobre a escrita, contribuindo ainda para a eclosão do processo de fonetização.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/786
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectPré-escolapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFonologiapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectPreschoolpor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectPhonologypor
dc.subjectLanguagepor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectInstrumentspor
dc.titleProgramas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da escritapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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