Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A participação da criança em contexto de jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
24964.pdf1.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório destaca o tema da participação da criança em contexto de jardim-de infância. Tem como objetivo principal a compreensão dos diferentes processos de participação da criança no contexto. Este trabalho surge de uma investigação qualitativa que socorre a uma observação participante com uso de análise documental. A metodologia de investigação é sustentada por documentos disponibilizados pela instituição, gravação áudio, notas de campo e diário de bordo. A partir desta oportunidade de estudo e em paralelo com os momentos de participação evidenciados neste trabalho, apresento agora oportunidades que realçam a participação da criança no seu processo de ensino-aprendizagem. Os instrumentos utilizados pela instituição reforçam a organização e participação do grupo. Estes instrumentos de pilotagem, sugeridos pelo Movimento de Escola Moderna (MEM), assumem uma funcionalidade prática na participação do grupo alvo. As áreas, o Conselho de Grupo, os Instrumentos de Regulação, as Rotinas, uma Atividade de Projeto e uma Assembleia final, vêm agora clarificar esta ideia e dar ênfase ao tema. Os momentos selecionados para análise revelam parte da participação do grupo no próprio processo de ensino-aprendizagem. Por meio de um procedimento meticuloso de ação e reflexão, atinjo agora, uma pequena fasquia da necessidade de considerarmos e questionarmos a nossa função de adultos e educadores para a criança cidadã e para todo o processo que isso implica. O contato precoce com uma pedagogia que a promove neste sentido, permite à criança iniciar-se em comportamentos sociais alusivos à sua participação em contextos formais e, neste caso no Jardim-de-infância.
The present report highlights the subject of child participation in a kindergarten context. Its main objective has to due with the understanding of the different processes of child participation in the context. This work stems from a qualitative research that results from a participant observation using documentary analysis. The research methodology is supported by documents provided by the institution, audio recording, field notes and logbok. From this study opportunity and in parallel with the participation moments evidenced on this work, I present now a few opportunities that enhance child's participation in their teaching-learning process. The regulatory instruments, used by the cooperating institution, guide the group on a daily basis and reinforce this idea of organization and participation. This pilot instruments, suggested by Modern School Movement (MEM), assume a pratical function in the participation of the group. The existing areas, the Group Council, Regulation Instruments, Routines, a Project Activity and a Final Assembly, are now to clarify this idea and to emphasize the theme. The selected moments for analyses reveal the participation of the group in their teaching-learning process. By means of a thorough procedure of action and reflexion, I achieve now, a little point about the necessity of consider and question our function like adults and teachers for the citizen child and for all the process it requires. The early contact with a pedagogy that promotes it in that way, allows the child the beginning in social behavior and its participation in formal contexts and, in this case, in kindergarten context.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar,

Keywords

Criança Jardim-de-infância Pedagogia Movimento de Escola Moderna Participation Child Kindergarten Pedagogy The Modern School Movement

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue