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- A importância da linguagem escrita na educação de infânciaPublication . Porto, Alcione Felix Ferreira; Mata, LourdesA descoberta e a aprendizagem que as crianças vão fazendo acerca da linguagem escrita, inicia-se desde muito cedo. Neste sentido, a literatura tem evidenciado a importância de um conjunto de fatores, ligados tanto às práticas como ao ambiente educativo, que influenciam este processo de aprendizagem. Com este relatório pretendo refletir sobre o papel do educador e dos contextos de educação de infância na descoberta e apropriação da linguagem escrita em crianças em idade pré-escolar. Pretendo também compreender e analisar os conhecimentos e conceções emergentes de literacia das crianças. Este estudo é de natureza qualitativa e foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, numa sala de jardim-de-infância com 20 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Para a recolha de informação para este trabalho recorremos à utilização de observação participante, ao recurso a notas de campo, recolha documental, e uma entrevista às crianças sobre a funcionalidade e os aspetos conceptuais da escrita. Nas situações analisadas no contexto de sala, verificaram-se diversas situações promotoras de aprendizagens, evidenciando a riqueza e a diversidade dos materiais e oportunidades de contacto e utilização de escrita. Para contribuir para a apropriação dos conhecimentos das crianças a rotina da sala era utilizada como estratégia pela educadora, onde todos os dias as crianças tinham tarefas a cumprir onde usavam a leitura e a escrita ( marcar o mapa das presenças, do tempo, calendário, tarefas do dia), mesmo não o sabendo fazer formalmente. Em relação á minha prática foi constatado que a maior parte das crianças já tinham alguma perceção sobre o que é, e para que serve escrever, e também conheciam muitas palavras. Aproveitei toda a riqueza que a sala já possuía em termos de escrita, para dar continuidade ao bom trabalho da educadora, ao intencionalizar algumas atividades ao grupo. Como conclusão geral podemos realçar que quanto mais cedo as crianças se envolverem e explorarem o mundo da escrita, melhor será para o seu processo de aprendizagem, tanto de leitor como o de escritor. Também destaca-se a importância do papel do educador na promoção das aprendizagens da linguagem escrita, e como organiza o ambiente educativo, para que possa despertar o interesse das crianças.
- Pormenores no curriculum vitae: O impacto da prática desportiva no processo de recrutamento e seleçãoPublication . Leite, Pedro Miguel Tavares; Ribeiro, Rui BártoloA presente investigação tem como objetivo verificar se os praticantes desportivos são percecionados com um grau superior de adequabilidade a uma determinada função face aos não praticantes de desporto. Visa também medir se este grau de perceção de adequabilidade face aos praticantes e não praticantes ocorre quando medido em dois tipos de empregos distintos, de características diferentes, sendo um mais físico e outro mais sedentário. O estudo contou com uma amostra de 152 participantes pertencentes à população portuguesa, sendo que 25% dos mesmos têm algum tipo de experiência no processo de recrutamento e seleção. Desta forma, os participantes deste estudo teriam de analisar um determinado currículo (fictício) de um candidato a um cargo em específico, também fictício, avaliando assim a sua recomendação para o cargo em questão e a sua perceção de sociabilidade e competência. Os resultados mostraram que os candidatos que praticam desporto são percecionados como mais adequados à função, porém ao nível do tipo de emprego esta perceção só é significativamente superior em um dos tipos de emprego, o mais sedentário.
- A participação da criança em contexto de jardim de infânciaPublication . Oliveira, Ana Rita Andrade Gomes de; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório destaca o tema da participação da criança em contexto de jardim-de infância. Tem como objetivo principal a compreensão dos diferentes processos de participação da criança no contexto. Este trabalho surge de uma investigação qualitativa que socorre a uma observação participante com uso de análise documental. A metodologia de investigação é sustentada por documentos disponibilizados pela instituição, gravação áudio, notas de campo e diário de bordo. A partir desta oportunidade de estudo e em paralelo com os momentos de participação evidenciados neste trabalho, apresento agora oportunidades que realçam a participação da criança no seu processo de ensino-aprendizagem. Os instrumentos utilizados pela instituição reforçam a organização e participação do grupo. Estes instrumentos de pilotagem, sugeridos pelo Movimento de Escola Moderna (MEM), assumem uma funcionalidade prática na participação do grupo alvo. As áreas, o Conselho de Grupo, os Instrumentos de Regulação, as Rotinas, uma Atividade de Projeto e uma Assembleia final, vêm agora clarificar esta ideia e dar ênfase ao tema. Os momentos selecionados para análise revelam parte da participação do grupo no próprio processo de ensino-aprendizagem. Por meio de um procedimento meticuloso de ação e reflexão, atinjo agora, uma pequena fasquia da necessidade de considerarmos e questionarmos a nossa função de adultos e educadores para a criança cidadã e para todo o processo que isso implica. O contato precoce com uma pedagogia que a promove neste sentido, permite à criança iniciar-se em comportamentos sociais alusivos à sua participação em contextos formais e, neste caso no Jardim-de-infância.
- Par-ti-ci-par: dar parte a; ter ou tomar parte ; a participação da criança em contexto educativoPublication . Silva, Mariana Lima da; Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido a partir do trabalho de estágio numa instituição dedicada à Educação Pré-escolar, situada na área de Lisboa. A presente investigação incidiu numa sala de jardim-de-infância, composta por um grupo de crianças entre os 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido foca-se na questão da participação da criança em contexto educativo. “Par-ti-ci-par: dar parte a; ter ou tomar parte – A participação da criança em contexto educativo” é uma abordagem sobre a forma como a participação da criança é e pode ser concretizada, refletindo sobre pedagogias e práticas participativas disponibilizadas pelas instituições e profissionais docentes, as dificuldades que podem existir no caminho à participação da criança, estratégias de apoio à sua concretização, a organização do ambiente educativo, o papel do educador e da criança neste processo. A partir da análise de documentos e artigos relativos à problemática estudada, assim como da recolha de observações participantes e não participantes, complementadas com a realização de entrevistas semiestruturadas aos adultos responsáveis pelo grupo e com a descrição e reflexão de situações e momentos experienciados em contexto de estágio, desenvolveu-se uma investigação de cariz qualitativo. Com a realização deste trabalho articulado entre investigar, observar e intervir é possível concluir que a participação da criança vai se concretizando num processo de conquista de espaço e de momentos de forma gradual e única, assumindo as especificidades do contexto envolvente, de cada grupo, de cada família, de cada criança. A questão da participação da criança está profundamente conectada com concetualizações culturais sobre a infância e sobre a criança enquanto ser social. A visão sobre estes dois conceitos tem-se ampliado permitindo que a própria participação ganhe novas dimensões. A educação enfrenta de forma constante o complexo desafio de dar e procurar respostas a novas questões que acompanhem as mudanças sociais, para que concretize da forma mais eficaz possível a sua missão transformadora.