Repository logo
 
Publication

Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMontiel, António Luís
dc.contributor.authorAtaíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo
dc.date.accessioned2022-09-29T13:07:20Z
dc.date.available2022-09-29T13:07:20Z
dc.date.issued2022-07-18
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituo Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n. º11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório teve como base o estágio realizado numa sala do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição privada. Neste contexto foi implementado um trabalho regular de tutoria entre pares, para dar resposta às dificuldades e falta de tempo que as crianças mostravam ter para finalizar os trabalhos que lhes eram pedidos. Deste modo, foi realizada uma investigação que explorou as interações entre pares ocorridas em momentos de tutoria, implementados na sala, e tentou ainda compreender a perceção da turma e da professora titular sobre esta forma de trabalho. Assim sendo, a temática principal deste relatório consistiu na tutoria entre pares, como uma forma de aprendizagem ativa e colaborativa, onde dois alunos trabalham em conjunto. De forma a descrever as interações entre pares e a perceção das entidades envolvidas, foi utilizada uma investigação de metodologia qualitativa, recorrendo, como os principais instrumentos de recolha de dados, a entrevistas semiestruturadas e a grelhas de observação. A análise e interpretação dos dados obtidos permitiram identificar duas principais vantagens que os alunos e a professora reconheceram nesta forma de trabalhar e verificaram também a existência de alguns aspetos que influenciam a interação entre pares. Esta investigação promoveu um maior conhecimento sobre a estratégia de tutoria entre pares, como uma forma de aprendizagem ativa e cooperativa. Por via da sua implementação foi possível compreender melhor as vantagens e obstáculos envolvidos neste processopt_PT
dc.description.abstractThe present report was based on the internship conducted in a 1st-grade classroom, from the 1st cycle of basic education, in a private institution. In this context, a regular peer tutoring program was implemented to address the difficulties and lack of time that the children showed to have in finishing the work they were asked to do. Thus, an investigation was conducted to explore the interactions between peers during peer tutoring moments, implemented in the classroom, and to understand the perception of the class and the head teacher about this form of work. Therefore, the main theme of this report was peer tutoring as a form of active and collaborative learning, where two students work together. In order to describe peer interactions and the perception of the entities involved, it was applied a qualitative research methodology, using semi-structured interviews and observation grids as the main data collection tools. The analysis and interpretation of the data obtained allowed us to identify two main advantages, which the students and the teacher recognized in this way of working and allowed us to verify the existence of some aspects that influence the interaction between peers. This research promoted a deeper knowledge about the peer tutoring strategy, as a form of active and cooperative learning. Through its implementation it was possible to gain a better understanding of the advantages and obstacles involved in this process.pt_PT
dc.identifier.tid203054873pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8801
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subject1ª Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectaprendizagem ativa e cooperativapt_PT
dc.subjecttutorias entre parespt_PT
dc.subjectinterações entre Parespt_PT
dc.subjectperceções dos alunos e professorapt_PT
dc.subjectprimary schoolpt_PT
dc.subjectactive and cooperative earningpt_PT
dc.subjectpeer tutoringpt_PT
dc.subjectpeer interactionspt_PT
dc.subjectperceptions of students and teacherpt_PT
dc.titleImplementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefíciospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
28457.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: