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Qualidade da amizade e asociações com os sentimentos de solidão e comportamentos online na adolescência
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Marília | |
dc.contributor.author | Correia, Bárbara Filipa Neves | |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T16:48:51Z | |
dc.date.available | 2025-01-22T16:48:51Z | |
dc.date.issued | 2024-10-21 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento. | pt_PT |
dc.description.abstract | Os estudos realizados no âmbito da qualidade da amizade na adolescência têm demonstrado que quando estas são caracterizadas por elevados níveis de Validação Pessoal/Cuidado e Partilha de Intimidade, permite aos adolescentes promoverem a autoconfiança, fortalecer competências sociais e experienciar a própria identidade (Rabaglietti et al, 2007; Fonzi, 1996). As amizades durante a adolescência são ainda essenciais para o desenvolvimento de rapazes e raparigas (Hartup, 1993). Embora a amizade tradicional/offline ainda permaneça, o desenvolvimento da internet permitiu conduzir a novos tipos de amizade. Estes tipos de amizade podem ter enormes implicações para os sentimentos de solidão nos adolescentes. Neste sentido, a presente dissertação apresentou como principal objetivo compreender as diferenças existentes entre a qualidade de amizade em diferentes contextos e as respetivas associações com os sentimentos de solidão na adolescência. A amostra contou com a participação de 320 adolescentes (56.2% do sexo feminino; 95.3% de nacionalidade portuguesa) entre os 10 e os 16 anos (M=12.64; DP=1.30), recrutados de duas instituições localizadas na Área Metropolitana Lisboa. Os participantes reportaram sobre a qualidade da amizade (FQQ, Parker & Asher, 1993; adaptado por Freitas, et al., 2013), sobre os seus comportamentos online (adaptado de Valkenburg & Peter, 2007, Williams, 2006 e Kaye & Quinn, 2020) e sobre os seus sentimentos de solidão (RPQL, Hayden-Thoms, 1989; adaptado por Ribeiro et al.,2019). Os nossos resultados mostram que os adolescentes apresentaram valores elevados nas dimensões positivas da qualidade da amizade e valores baixos na dimensão negativa. Em relação à dimensão de Partilha de Intimidade, as amizades online aproximaram-se mais das amizades mistas do que as amizades online com as amizades offline. As raparigas apresentaram melhores valores de qualidade da amizade, em comparação com os rapazes. Quanto às associações entre a qualidade da amizade e os comportamentos online, os jovens com amizades mistas apresentaram maior tempo nas redes sociais e a comunicar com os amigos. Em relação aos comportamentos online, as raparigas apresentarem maior tempo nas redes sociais e os rapazes maior tempo a jogar. A conversa com a amigos e uso de redes sociais relacionou-se com a idade do adolescente. O sentimento de integração nos dois contextos parece ser mais importante para gerar solidão do que a proximidade emocional. Constatou-se que os adolescentes com amizades offline demonstram maiores níveis de sentimentos de solidão na intimidade com pares, em relação às amizades nos outros contextos. Neste sentido, apresentaram maior tempo na internet de forma a compensar os défices de socialização. As raparigas e os adolescentes mais velhos apresentaram serem mais solitárias no contexto da família. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Studies on the quality of friendships in adolescence have shown that when they are characterized by high levels of Personal Validation/Care and Intimacy Sharing, they allow adolescents to promote self-confidence, strengthen social skills and experience their own identity (Rabaglietti et al, 2007; Fonzi, 1996). Friendships during adolescence are still essential for the development of boys as well as girls (Hartup, 1993). Although traditional/offline friendship still remains, the development of the internet has led to new types of friendship. These types of friendship can have very significant implications for feelings of loneliness in adolescents. With this in mind, the main aim of this dissertation was to understand the differences between the quality of friendships in different contexts and their associations with feelings of loneliness in adolescence. The sample included 320 adolescents (56.2% female; 95.3% Portuguese) aged between 10 and 16 (M=12.64; SD=1.30), recruited from two institutions located in the Lisbon Metropolitan Area. The participants reported on the quality of their friendships (FQQ, Parker & Asher, 1993; adapted by Freitas, et al., 2013), on their online behaviors (adapted from Valkenburg & Peter, 2007, Williams, 2006 and Kaye & Quinn, 2020) and on their feelings of loneliness (RPQL, HaydenThoms, 1989; adapted by Ribeiro et al.,2019). Our results show that adolescents had high values in the positive dimensions of friendship quality and low values in the negative dimension. With regard to the Sharing Intimacy dimension, online friendships were closer to mixed friendships than online friendships were to offline friendships. Girls had better friendship quality scores than boys. As for the associations between friendship quality and online behavior, young people with mixed friendships spent more time on social networks and communicating with friends. With regard to online behavior, girls spent more time on social networks and boys spent more time playing games. Talking to friends and using social networks were related to the age of the adolescent. The feeling of integration in the two contexts seems to be more important in generating loneliness than emotional closeness. It was found that adolescents with offline friendships showed higher levels of feelings of loneliness in intimacy with peers, compared to friendships in other contexts. In this sense, they spent more time on the internet in order to compensate for their socialization deficits. Girls and older teenagers were more likely to feel lonely in the context of their family. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203772962 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/10264 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Amizades offline | pt_PT |
dc.subject | Amizades online | pt_PT |
dc.subject | Amizades mistas | pt_PT |
dc.subject | Comportamentos online | pt_PT |
dc.subject | Solidão | pt_PT |
dc.subject | Offline friendships | pt_PT |
dc.subject | Online friendships | pt_PT |
dc.subject | Mixed friendships | pt_PT |
dc.subject | Online behaviors | pt_PT |
dc.subject | Loneliness | pt_PT |
dc.title | Qualidade da amizade e asociações com os sentimentos de solidão e comportamentos online na adolescência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento | pt_PT |
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