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Colaboração e envolvimento entre pais de crianças com nee e profissionais do jardim de infância

dc.contributor.authorSilva, Stéphanie da
dc.contributor.authorMartins, Maria Helena
dc.date.accessioned2017-04-22T15:57:48Z
dc.date.available2017-04-22T15:57:48Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractVários investigadores têm considerado que a relação entre a família e a escola tem um impacto significativo no desenvolvimento da criança e, principalmente no caso de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). De acordo com esta abordagem, os serviços de Intervenção Precoce (I.P.) têm procurado envolver as famílias nas suas intervenções, de modo a se promover uma verdadeira parceria. O presente estudo tem como objetivo analisar a parceria e o envolvimento estabelecido entre Pais e Profissionais de Educação (Educadores de Infância do Ensino Regular e do Apoio Educativo) face ao apoio de crianças com NEE. Para responder ao objetivo referenciado utilizaram-se quatro instrumentos, um questionário sociodemográfico dirigido a Pais e Profissionais de Educação; um inquérito dirigido aos Pais e outro aos Profissionais de Educação sobre a colaboração e o envolvimento; e o Families in Natural Environment Scale of Services Evaluation (FINESSE). A amostra é constituída por 90 sujeitos (N=90), distribuídos por 3 grupos amostrais (30 Pais de crianças com NEE, 30 Educadores do Ensino Regular e 30 Educadores do Apoio Educativo). Os resultados demonstram que os Pais se encontram envolvidos e colaboram ativamente com o jardim-de-infância da criança na educação dos seus filhos com NEE e que consideram importante o seu envolvimento na I.P.. Observou-se também que a prática típica e a prática ideal dos técnicos se aproxima, mas não corresponde exatamente à prática idealmente recomendada em I.P.. Verificou-se que existem relações significativas entre a média da prática ideal e as habilitações literárias das Educadoras do Ensino Regular [H(2)=6,604, p= 0,037] e relativamente à média da prática ideal e á idade das Educadoras do Apoio Educativo [H(2)=6,170,p=0,046). No que concerne ás restantes variáveis sócio-demográficas e á média da prática típica e ideal dos Profissionais de Educação não se verificam diferença significativas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.627-642). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5429
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectFamília e Escolapt_PT
dc.subjectCrianças com NEEpt_PT
dc.titleColaboração e envolvimento entre pais de crianças com nee e profissionais do jardim de infânciapt_PT
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oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage642pt_PT
oaire.citation.startPage627pt_PT
oaire.citation.title12º Colóquio de Psicologia e Educaçãopt_PT
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