Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
214.57 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Vários investigadores têm considerado que a relação entre a família e a escola tem um
impacto significativo no desenvolvimento da criança e, principalmente no caso de crianças com
Necessidades Educativas Especiais (NEE). De acordo com esta abordagem, os serviços de
Intervenção Precoce (I.P.) têm procurado envolver as famílias nas suas intervenções, de modo a se
promover uma verdadeira parceria.
O presente estudo tem como objetivo analisar a parceria e o envolvimento estabelecido entre Pais e
Profissionais de Educação (Educadores de Infância do Ensino Regular e do Apoio Educativo) face
ao apoio de crianças com NEE.
Para responder ao objetivo referenciado utilizaram-se quatro instrumentos, um questionário
sociodemográfico dirigido a Pais e Profissionais de Educação; um inquérito dirigido aos Pais e
outro aos Profissionais de Educação sobre a colaboração e o envolvimento; e o Families in
Natural Environment Scale of Services Evaluation (FINESSE). A amostra é constituída por 90
sujeitos (N=90), distribuídos por 3 grupos amostrais (30 Pais de crianças com NEE, 30 Educadores
do Ensino Regular e 30 Educadores do Apoio Educativo).
Os resultados demonstram que os Pais se encontram envolvidos e colaboram ativamente com o
jardim-de-infância da criança na educação dos seus filhos com NEE e que consideram importante
o seu envolvimento na I.P.. Observou-se também que a prática típica e a prática ideal dos técnicos
se aproxima, mas não corresponde exatamente à prática idealmente recomendada em I.P..
Verificou-se que existem relações significativas entre a média da prática ideal e as habilitações
literárias das Educadoras do Ensino Regular [H(2)=6,604, p= 0,037] e relativamente à média da
prática ideal e á idade das Educadoras do Apoio Educativo [H(2)=6,170,p=0,046). No que
concerne ás restantes variáveis sócio-demográficas e á média da prática típica e ideal dos
Profissionais de Educação não se verificam diferença significativas.
Description
Keywords
Envolvimento parental Família e Escola Crianças com NEE
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.627-642). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada