Repository logo
 
Publication

Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação do programa KidsTalentum

dc.contributor.authorSantos, Mário
dc.contributor.authorSantos, Natalie Nóbrega
dc.contributor.authorFranco, Glória
dc.contributor.authorSilva, Elizabete
dc.date.accessioned2021-02-19T13:32:11Z
dc.date.available2021-02-19T13:32:11Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente estudo pretende avaliar a efetividade do programa de outdoor training KidsTalentum na aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do ensino básico. No programa, realizado ao ar livre, as crianças são retiradas da sua zona de conforto e estimuladas a enfrentar vários desafios. Foi adotado um desenho quase experimental com pré-teste e pós-teste, com duas turmas de cada ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, distribuídas num grupo de controlo (n=78) e num grupo experimental (n=78). Para avaliar as competências sociais e emocionais foram utilizados tanto instrumentos de desempenho como de auto e heteroperceção. O efeito do programa foi avaliado através da análise da mudança de scores. Os alunos que participaram no programa KidsTalentum apresentaram uma melhoria nas competências de tomada de decisão e autoconhecimento. Os resultados apontam a metodologia outdoor training como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem das competências sociais e emocionais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present study intends to assess the effectiveness of the KidsTalentum outdoor training program for the social and emotional learning of elementary school children. In this outdoor program, children are removed from their comfort zone and encouraged to face various challenges. A quasiexperimental design with pre-test and post-test was adopted, with two classes of each year of elementary school, distributed in a control group (n = 78) and in an experimental group (n = 78 ). In order to evaluate the social and emotional competences, both performance and self and heteroperception instruments were used. The effect of the program was evaluated through the analysis of the change of scores. Students who participated in the KidsTalentum program showed improved decision-making and self-knowledge skills. The results point to the methodology of outdoor training as a tool to facilitate the learning of social and emotional skills.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRevista de Psicologia, 34(2), 123-42 Doi: 10.17575/revista psicologia.v34i2.1503pt_PT
dc.identifier.doi10.17575/revista psicologia.v34i2.1503pt_PT
dc.identifier.issn2183-2471
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7979
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologiapt_PT
dc.subjectAprendizagem social e emocionalpt_PT
dc.subjectOutdoor trainingpt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectProgramapt_PT
dc.subjectSocial and emotional learningpt_PT
dc.subjectOutdoor trainingpt_PT
dc.subjectElementary educationpt_PT
dc.subjectCompetencept_PT
dc.subjectProgrampt_PT
dc.titleAprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação do programa KidsTalentumpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage123pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicologiapt_PT
oaire.citation.volume34pt_PT
person.familyNameCoutinho dos Santos
person.familyNamede Nóbrega dos Santos
person.familyNameFranco
person.givenNameMário João
person.givenNameNatalie
person.givenNameGlória
person.identifier438346
person.identifier114379
person.identifier.ciencia-id941C-80F7-732E
person.identifier.ciencia-idBE1A-8E3B-2BD0
person.identifier.orcid0000-0002-9951-3150
person.identifier.orcid0000-0002-4973-9311
person.identifier.orcid0000-0001-5245-2365
person.identifier.ridI-3654-2013
person.identifier.scopus-author-id56970646900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbe30c9b8-4e34-4c61-bb17-e9bc72431808
relation.isAuthorOfPublicationbf99ab78-dc45-44ee-9a4e-2a35fd7286a0
relation.isAuthorOfPublication68c85777-1fd5-4cbf-ad98-cd81208e7d2f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybf99ab78-dc45-44ee-9a4e-2a35fd7286a0

Files