Repository logo
 
Publication

Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação

dc.contributor.authorAlmeida, Isabel Chaves de
dc.contributor.authorCarvalho, Leonor
dc.contributor.authorFerreira, Viviana
dc.contributor.authorGrande, Catarina
dc.contributor.authorLopes, Sandra
dc.contributor.authorPinto, Ana Isabel
dc.contributor.authorPortugal, Gabriela
dc.contributor.authorSantos, Paula
dc.contributor.authorSerrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques
dc.date.accessioned2018-06-25T16:08:25Z
dc.date.available2018-06-25T16:08:25Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenção Precoce (IP) designada a promover práticas centradas na família e baseadas nas rotinas. O enqua - dramento conceptual subjacente a este modelo de formação baseia-se em teorias desenvolvimentais- -contextualistas que fundamentam práticas de IP inseridas em oportunidades de aprendizagem em contextos naturais. De acordo com esta perspectiva McWilliam (2005) refere os conceitos de envolvimento, independência e relações sociais, bem como quatro dimensões do processo de ensinoaprendizagem em contextos de educação, nomeadamente ambiente, actividades, abordagem inicial e interacções, e especifica como estes podem ser utilizados para planificar intervenções promotoras da qualidade das interacções da criança. São descritas as componentes do modelo de formação, bem como linhas de investigação decorrentes deste projecto.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This article describes the work developed by the Grupo Técnico de Investigação (GTI), which resulted from a partnership between the Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) and different national universities with the scientific orientation of Professor Robin McWilliam. The aim of such partnership was to organize and implement a training course for Early Childhood Intervention (ECI) professionals designed to promote family centred routines based interventions. The conceptual framework underlying this training model is based on developmental-contextual theories, which sustain ECI practices embedded in everyday learning opportunities in natural environments. According to this perspective, McWilliam (2005) refers the concepts of engagement, independence and social relations, as well as four dimensions of the learning process in educational contexts, namely environment, activities, approach and interactions, and specifies how they can be used to plan intervention strategies that promote the quality of child interactions. The components of the training model are described, as well as subsequent research lines.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, XXIX(1), 83-98pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6444
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectContextos naturais de aprendizagempt_PT
dc.subjectFormação e investigação em IPIpt_PT
dc.subjectRotinaspt_PT
dc.subjectTraining and research in early interventionpt_PT
dc.subjectNatural environmentpt_PT
dc.subjectRoutinespt_PT
dc.titlePráticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage98pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_29(1)_83.pdf
Size:
118.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: