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Advisor(s)
Abstract(s)
Depois de uma breve caracterização dos serviços
que, no Distrito de Lisboa, têm trabalho no âmbito da
Intervenção Precoce, apresentaremos os resultados de
um estudo de investigação com dados relativos a 193
mães de crianças com necessidades educativas especiais
em idade pré-escolar e 128 técnicos que trabalham
com estas famílias.
Os dados apresentados referem-se exclusivamente
às Entrevistas/Questionários feitos aos pais e aos
técnicos. São analisados em termos das fases do Ciclo
de Avaliação Intervenção: deteção do problema e orientação
inicial aos pais; processo de avaliação/reavaliação;
partilha de informação com os pais; processo
de intervenção; envolvimentos e coordenação de serviços
e satisfação dos pais.
Dado que os guiões de entrevista são em grande
parte paralelos, as respostas de pais e técnicos podem
ser comparadas, a fim de se analisar as concordâncias
e discrepâncias nas percepções de ambos.
Todos os dados são analisados e discutidos em termos
do que são as práticas recomendadas em Intervenção
Precoce/Educação infantil especializada, concluindo-
se que estas não estão a ser efectivamente no
Distrito de Lisboa.
***** ABSTRACT *****
After a brief characterisation of Early Intervention
services in Lisbon County, we present part of the results
of a research study involving 193 mothers of preschool
children with special educational needs and 128
professionals working with those children and families.
The data of the interviews/questionnaires responded
by mothers and professionals are analysed within
the phases of the assessment/intervention process: early
screening and referral, assessment methodology, sharing
of information with parents, intervention process,
service coordination and parental satisfaction.
Parents’ and professionals’ responses are compared
and the similarities and discrepancies of their perceptions
are analysed within the ecological and transactional
models.
Data show that recommend practices in Early intervention/
early childhood special education are not being
effectively implemented within the services in Lisbon
County.
Description
Keywords
Intervenção precoce Avaliação de programas Práticas recomendadas Early intervention Program evaluation Recommended practices
Pedagogical Context
Citation
Análise Psicológica, 22(1), 43-54.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada