Repository logo
 
Publication

Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.authorFigueiredo, Mafalda
dc.contributor.authorGatinho, Ana Rita dos Santos
dc.contributor.authorTorres, Nuno
dc.contributor.authorPinto, Alexandra
dc.contributor.authorSantos, António J.
dc.contributor.authorVeríssimo, Manuela
dc.date.accessioned2024-03-07T14:39:14Z
dc.date.available2024-03-07T14:39:14Z
dc.date.issued2015-09
dc.description.abstractResumo: Durante o período pré-escolar as relações que a criança estabelece com os principais cuidadores e com os pares são de importância fundamental para o seu desenvolvimento socio emocional. Contudo, são poucos os estudos acerca da relação entre a qualidade da vinculação e a forma como as crianças brincam com os pares. Pretende-se com este estudo investigar a associação entre as representações de vinculação de crianças pré-escolares e diferentes dimensões do jogo interativo das mesmas. Participaram 66 crianças, entre os 4 e os 5 anos de idade, e respetivas educadoras, de duas escolas distintas. A qualidade das representações de vinculação foi acedida através do Attachment Story Completion Task (ASCT), cujas histórias foram codificadas por três investigadores “cegos”. Os comportamentos de jogo interativo em contexto pré-escolar foram reportados pelas educadoras através da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Detetou-se uma associação positiva estatisticamente significativa entre a Segurança das representações de vinculação e a Interação Positiva com os Pares e associações significativas negativas entre a Segurança e a Disrupção e a Segurança e a Desconexão. Os nossos resultados evidenciam a associação entre relações seguras de vinculação e o modo como as crianças interagem ludicamente com os pares.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: In the preschool years, the relationships between children and their caregivers as well as with their peers have a crucial importance for children’s social-emotional development. However, few studies have analyzed the relation between the preschoolers’ quality of attachment and their quality of interactive play with peers. The main objective of the present study was to investigate the association between preschoolers’ attachment representations and different dimensions of interactive play. 66 preschool children (age ranged from 4 to 5 years old) from two schools and their teachers participated in the present study. The quality of the attachment representations was accessed through the Attachment Story Completion Task (ASCT). Each one of the stories of the ASCT was coded by three “blind” researchers, with an inter-rater reliability between 0.81 and 0.85. Interactive play in preschool environment was reported by the teachers using the Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Results show a significant and positive association between Attachment Security of and Positive Play Interaction and significant but negative correlations between Attachment Security and Play Disruption and Attachment Security and Play Disconnection. Our results show the relation between secure attachment relationships and how children playfully interact with peers and hence on their social competence.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFigueiredo, M., Gatinho, A. R. S., Torres, N., Pinto, A., Santos, A. J. & Veríssimo, M. (2015). Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar. Análise Psicológica, 33(3), 335-349. https://doi.org/10.14417/ap.1007pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1007pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9661
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relationO presente estudo foi em parte financiado pela FCT (PTDC/MHC-PED/3929/2012)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1007/pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectVinculaçãopt_PT
dc.subjectJogo interativopt_PT
dc.subjectCompetência socialpt_PT
dc.subjectAttachmentpt_PT
dc.subjectPlay interactionpt_PT
dc.subjectSocial competencept_PT
dc.titleRepresentações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage349pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage335pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume33pt_PT
person.familyNameFigueiredo
person.familyNameGatinho
person.familyNameTorres
person.familyNamePinto
person.familyNameSantos
person.familyNameVerissimo
person.givenNameMafalda
person.givenNameAna
person.givenNameNuno
person.givenNameAlexandra
person.givenNameAntónio
person.givenNameManuela
person.identifier461582
person.identifier351952
person.identifier.ciencia-id5B1B-A06D-89F9
person.identifier.ciencia-id9313-95AC-B1F0
person.identifier.ciencia-id0016-2AAD-AC24
person.identifier.orcid0000-0002-0007-6393
person.identifier.orcid0000-0002-2319-7518
person.identifier.orcid0000-0002-7431-9482
person.identifier.orcid0000-0001-7104-2724
person.identifier.orcid0000-0003-2451-9352
person.identifier.orcid0000-0003-4356-5696
person.identifier.ridR-5013-2016
person.identifier.ridH-7922-2013
person.identifier.ridH-7775-2013
person.identifier.scopus-author-id36474295400
person.identifier.scopus-author-id49061258500
person.identifier.scopus-author-id7402213697
person.identifier.scopus-author-id14323784700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb8b869f5-ad90-4769-ac72-6b5db1f1df22
relation.isAuthorOfPublicatione9071f68-db04-44af-b00a-46e74ff042d8
relation.isAuthorOfPublicatione8a6696e-2dfd-47d3-9394-1a02e32b7690
relation.isAuthorOfPublication290b91e5-8e4e-4107-9021-cf42b08c1350
relation.isAuthorOfPublication1231e5de-a710-42a7-ac7d-41600d6dcedb
relation.isAuthorOfPublication2a7ddb2a-ae95-4636-bdf9-a27ea98ef37b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb8b869f5-ad90-4769-ac72-6b5db1f1df22

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
v33n3a07-1007.pdf
Size:
78.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: