Repository logo
 
Publication

Dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização na unidade integrada Maria Mata

dc.contributor.authorCorrêa, Maria José Quaresma Portela
dc.contributor.authorRodrigues, Antonio Izomar Madeiro
dc.contributor.authorCoqueiro, João Carlos Pereira
dc.contributor.authorSilva, Maria do Socorro Barros
dc.contributor.authorSilva, Sílvia de Fátima Nunes da
dc.date.accessioned2019-05-13T15:48:51Z
dc.date.available2019-05-13T15:48:51Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractAs dificuldades de aprendizagem fazem parte do processo escolar, abran - gendo com o passar do tempo, um número cada vez mais elevado de educandos. A função da escola é proporcionar aos alunos as estratégias necessárias para que eles aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio social. O objetivo geral deste é propor práticas pedagógicas que ajudem as crianças em suas dificuldades. Esse trabalho é uma análise da escola frente às dificuldades encon - tradas pela criança no processo de alfabetização. O interesse em discutir esse tema ocorre de vários motivos, todos apontados para necessidade de iniciativas que visam à construção de novas metodologias que evitem que uma dificuldade de aprendizagem resulte no fracasso educacional. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a aborda - gem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica (livros, artigos), como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre o tema bem como a realização de uma entrevista voltada aos professores. Os resultados permitirão a possibilidade de identifi - cação das dificuldades de aprendizagem na escola e como tratá-las logo no início.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (129-140). Lisboa: Edições ISPApt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7036
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectIniciativaspt_PT
dc.titleDificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização na unidade integrada Maria Matapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage140pt_PT
oaire.citation.startPage129pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
person.familyNameQuaresma Portela Correa
person.familyNameMadeiro Rodrigues
person.familyNameNunes da Silva
person.givenNameMaria José
person.givenNameAntonio Izomar
person.givenNameSilvia de Fátima
person.identifier.orcid0000-0002-8517-7213
person.identifier.orcid0000-0002-3348-465X
person.identifier.orcid0000-0002-0885-1139
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication70fd8bbf-5304-4bd7-8d80-8ff473fecc40
relation.isAuthorOfPublication12e1d762-1932-4949-ac12-b80a44b4da82
relation.isAuthorOfPublicationc80107f7-9fdc-4d09-b035-e9fbe2052481
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery12e1d762-1932-4949-ac12-b80a44b4da82

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 129-140.pdf
Size:
104.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: