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Dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização na unidade integrada Maria Mata
dc.contributor.author | Corrêa, Maria José Quaresma Portela | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Antonio Izomar Madeiro | |
dc.contributor.author | Coqueiro, João Carlos Pereira | |
dc.contributor.author | Silva, Maria do Socorro Barros | |
dc.contributor.author | Silva, Sílvia de Fátima Nunes da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T15:48:51Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T15:48:51Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | As dificuldades de aprendizagem fazem parte do processo escolar, abran - gendo com o passar do tempo, um número cada vez mais elevado de educandos. A função da escola é proporcionar aos alunos as estratégias necessárias para que eles aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio social. O objetivo geral deste é propor práticas pedagógicas que ajudem as crianças em suas dificuldades. Esse trabalho é uma análise da escola frente às dificuldades encon - tradas pela criança no processo de alfabetização. O interesse em discutir esse tema ocorre de vários motivos, todos apontados para necessidade de iniciativas que visam à construção de novas metodologias que evitem que uma dificuldade de aprendizagem resulte no fracasso educacional. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a aborda - gem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica (livros, artigos), como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre o tema bem como a realização de uma entrevista voltada aos professores. Os resultados permitirão a possibilidade de identifi - cação das dificuldades de aprendizagem na escola e como tratá-las logo no início. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (129-140). Lisboa: Edições ISPA | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7036 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Alfabetização | pt_PT |
dc.subject | Iniciativas | pt_PT |
dc.title | Dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização na unidade integrada Maria Mata | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 140 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 129 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
person.familyName | Quaresma Portela Correa | |
person.familyName | Madeiro Rodrigues | |
person.familyName | Nunes da Silva | |
person.givenName | Maria José | |
person.givenName | Antonio Izomar | |
person.givenName | Silvia de Fátima | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8517-7213 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3348-465X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0885-1139 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
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