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O presente estudo tem como principal objetivo averiguar as diferenças entre a perceção
dos dirigentes e dos formandos no que respeita, quer ao clima de transferência da formação,
quer aos preditores da motivação para transferir.
O estudo foi realizado partindo do caso específico de uma organização do setor público
e, como tal, todos os dados utilizados foram recolhidos nessa mesma organização junto de
formandos que frequentaram pelo menos uma ação de formação no ano de 2018.
Com base na literatura e nos instrumentos validados e disponíveis consideraram-se as seguintes
dimensões: apoio da chefia, inércia da chefia, apoio dos colegas, resultados pessoais positivos,
resultados pessoais negativos, feedback e coaching, expectativa esforço-desempenho e
expectativa desempenho-resultados.
Construiu-se um questionário que incluía 41 questões relativas a esses constructos.
Criaram-se duas versões do questionário. Na versão dos dirigentes as dimensões apoio da chefia
e inércia da chefia foram adaptadas focalizando-se no seu próprio papel enquanto chefes.
Responderam 64 dirigentes e 268 colaboradores.
Da análise dos dados resulta como principal conclusão a existência de diferenças
relevantes em quase todas as dimensões do clima de transferência da formação, com exceção
das expectativa esforço-desempenho e motivação para transferir. Para além disso foi ainda
possível identificar uma dimensão considerada por ambos os grupos como preditora da
motivação para transferir (expectativa esforço-desempenho) e outras duas que apenas um dos
grupos considera preditora da motivação para transferir; no caso dos formandos trata-se da
inércia da chefia enquanto os dirigentes consideram a existência de resultados pessoais
negativos para os seus subordinados como um dos principais preditores da motivação destes
para transferir.
Os resultados obtidos para além do interesse teórico e empírico revelam-se úteis para se
poderem implementar iniciativas que promovam uma maior eficácia da transferência da
formação em contexto de trabalho.
Description
Dissertação de Mestrado
apresentada no ISPA – Instituto Universitário para
obtenção de grau de Mestre na especialidade de
Psicologia Social e das Organizações
Keywords
Dirigentes Formandos Transferência de formação