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“Mais vale tarde que nunca” - O papel do provérbio no contexto persuasivo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGarcia-Marques, Teresa
dc.contributor.authorCabral, Daniel dos Santos
dc.date.accessioned2016-06-14T16:58:29Z
dc.date.available2016-06-14T16:58:29Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT
dc.description.abstractO objectivo deste estudo é explorar o papel do uso do provérbio em anúncios de imprensa, dando continuidade à linha de estudos de formas linguísticas no contexto persuasivo introduzindo mais esta forma, e se esse efeito interage com o envolvimento das pessoas. Variou-se o conteúdo da mensagem apresentada a 80 pessoas, em provérbio e não provérbio tendo-se recorrido à manipulação do envolvimento através de instruções diferenciadas, assim como da qualidade da argumentação através da apresentação de mensagens baseadas em argumentos fortes e fracos previamente pré-testados para este estudo. De seguida aplicou-se um instrumento de medida de atitude face ao anúncio, atitude face ao excesso de velocidade. Os resultados não são conclusivos, apesar de indicarem que não existem diferenças significativas na atitude dos indivíduos consoante o anúncio tenha ou não um provérbio.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of the current study is to explore proverb’s role in press ads, continuing persuasion’s study of linguistics, introducing this new form, and if that effect interacts with person involvement. The content of a message shown to 80 persons varied in proverb and non-proverb, involvement was manipulated with different instructions and argument quality was manipulated by presenting messages based on strong and weak pre-tested arguments. Then, we measured participants add attitude and their speeding attitude. Results were not conclusive, besides showing that there were no significant differences in individual’s attitudes whether the add had or not a proverb.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4694
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPersuasãopt_PT
dc.subjectFamiliaridadept_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectPersuasionpt_PT
dc.subjectFamiliaritypt_PT
dc.subjectInvolvementpt_PT
dc.title“Mais vale tarde que nunca” - O papel do provérbio no contexto persuasivopt_PT
dc.title.alternativeProverb’s role in a persuasive contextpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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