Repository logo
 
Publication

“Mal me quer… Bem me quer… Muito, pouco ou nada: As pétalas de uma nova geração” Percepção do bullying na infância e na adolescência

dc.contributor.authorNeves, Lara
dc.contributor.authorGouveia, Patrícia
dc.contributor.authorAfonso, Carlos
dc.date.accessioned2017-02-22T18:36:42Z
dc.date.available2017-02-22T18:36:42Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA vivência de situações de agressão e violência escolar tem vindo a enfatizar a necessidade de avaliarmos as perceções que os jovens apresentam face a situações de intimidação no contexto escolar. A prova AVE (Acoso y Violencia Escolar, Piñuel & Oñate, 2006) permite descriminar níveis normais ou graves no que respeita a comportamentos de intimidação percebidos pelos jovens. Este estudo teve como principal objetivo analisar os fatores de risco para os jovens que se percecionam como vítimas de agressão e violência escolar, mas também o risco, identificado através do questionário, daqueles que estão ou não mais propensos a serem vítimas de bullying, ou seja, com grau de severidade de intimidação mais elevado. Participaram, nesta investigação, 407 estudantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 21 anos. Os participantes preencheram o Questionário Agressão e Violência Escolar (AVE, versão experimental da adaptação portuguesa de Gouveia & Neves, 2011). Os resultados foram sugestivos de que os jovens portugueses se sentem intimidados pelos pares no ambiente escolar, ainda que apenas alguns apontem um grau de severidade elevado para as situações de intimidação apresentadas. A patologia clínica que as vítimas, ou potenciais vítimas, apresentam é indicadora do risco da frequência com que os educadores e os pais erram na hora de intervir.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.199-212). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5293
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIOpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCrianças/Adolescentespt_PT
dc.subjectPerceção de agressão e violência escolarpt_PT
dc.subjectFatores de riscopt_PT
dc.title“Mal me quer… Bem me quer… Muito, pouco ou nada: As pétalas de uma nova geração” Percepção do bullying na infância e na adolescênciapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage212pt_PT
oaire.citation.startPage199pt_PT
oaire.citation.title12º Colóquio de Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_199-212.pdf
Size:
283.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: