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Advisor(s)
Abstract(s)
A vivência de situações de agressão e violência escolar tem vindo a enfatizar a
necessidade de avaliarmos as perceções que os jovens apresentam face a situações de intimidação
no contexto escolar. A prova AVE (Acoso y Violencia Escolar, Piñuel & Oñate, 2006) permite
descriminar níveis normais ou graves no que respeita a comportamentos de intimidação percebidos
pelos jovens.
Este estudo teve como principal objetivo analisar os fatores de risco para os jovens que se
percecionam como vítimas de agressão e violência escolar, mas também o risco, identificado
através do questionário, daqueles que estão ou não mais propensos a serem vítimas de bullying, ou
seja, com grau de severidade de intimidação mais elevado.
Participaram, nesta investigação, 407 estudantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 21
anos. Os participantes preencheram o Questionário Agressão e Violência Escolar (AVE, versão
experimental da adaptação portuguesa de Gouveia & Neves, 2011).
Os resultados foram sugestivos de que os jovens portugueses se sentem intimidados pelos pares no
ambiente escolar, ainda que apenas alguns apontem um grau de severidade elevado para as
situações de intimidação apresentadas.
A patologia clínica que as vítimas, ou potenciais vítimas, apresentam é indicadora do risco da
frequência com que os educadores e os pais erram na hora de intervir.
Description
Keywords
Crianças/Adolescentes Perceção de agressão e violência escolar Fatores de risco
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.199-212). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO