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“Mal me quer… Bem me quer… Muito, pouco ou nada: As pétalas de uma nova geração” Percepção do bullying na infância e na adolescência

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A vivência de situações de agressão e violência escolar tem vindo a enfatizar a necessidade de avaliarmos as perceções que os jovens apresentam face a situações de intimidação no contexto escolar. A prova AVE (Acoso y Violencia Escolar, Piñuel & Oñate, 2006) permite descriminar níveis normais ou graves no que respeita a comportamentos de intimidação percebidos pelos jovens. Este estudo teve como principal objetivo analisar os fatores de risco para os jovens que se percecionam como vítimas de agressão e violência escolar, mas também o risco, identificado através do questionário, daqueles que estão ou não mais propensos a serem vítimas de bullying, ou seja, com grau de severidade de intimidação mais elevado. Participaram, nesta investigação, 407 estudantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 21 anos. Os participantes preencheram o Questionário Agressão e Violência Escolar (AVE, versão experimental da adaptação portuguesa de Gouveia & Neves, 2011). Os resultados foram sugestivos de que os jovens portugueses se sentem intimidados pelos pares no ambiente escolar, ainda que apenas alguns apontem um grau de severidade elevado para as situações de intimidação apresentadas. A patologia clínica que as vítimas, ou potenciais vítimas, apresentam é indicadora do risco da frequência com que os educadores e os pais erram na hora de intervir.

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Keywords

Crianças/Adolescentes Perceção de agressão e violência escolar Fatores de risco

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.199-212). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

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ISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO