Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os aspetos positivos nas lesões desportivas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
17953.pdfDocumento principal1.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como principal objetivo estudar os aspetos positivos identificados por atletas lesionados ou recuperados recentemente de lesão em duas culturas diferentes e posteriormente cruzar estes aspetos positivos identificados com o nível de otimismo e de resiliência dos mesmos atletas. A amostra é consistida por 32 sujeitos, 16 deles portugueses e 16 espanhóis. Destaca-se claramente neste estudo que o Treino Mental é um fator muito presente como sendo um aspeto Positivo percebido pelos atletas numa experiência de lesão, seguido da Educação Desportiva, do Suporte Social e da Perceção Renovada do Desporto, onde existem ainda algumas diferenças em relação aos fatores encontrados dependendo da cultura em que o atleta está inserido, o seu nível de otimismo e o nível de resiliência.
This study aims as its main objective to analyse the positive aspects identified by injured or recently recovered athletes in two diferente cultures and afterwards cross these positive aspects with the level of optimism and resilience from the same athletes. The sample consists in 32 athletes, 16 portuguese and 16 spanish. The most referred facto ris the Mental Training, this is the positive aspect most identified by athletes during na injury period. This facto ris followed by the Sports Education, the Social Support and the Renewed Sports Perception, where we can find some diferences depending on the culture, the level of resilience and optimism.

Description

Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário.

Keywords

Aspetos positivos Lesões Resiliência Otimismo Transculturalidade Psicologia positiva Desporto Injuries Positive aspects Resilience Optimism Transcultural Positive psychology Sports

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License